Como fazer a gestão de entregas de forma eficaz?

como fazer a gestão de entregas

Saiba como fazer a gestão de entregas por frete de forma rápida e organizada.

A gestão de entregas, incluindo as entregas por frete, é fundamental para que a empresa possa movimentar as cargas e mercadorias do estoque no menor espaço de tempo.

Afinal, um processo logístico bem executado garante diversas vantagens como a redução de custos, aumento da produtividade e principalmente satisfação dos clientes.

Nesse sentido, esses resultados só podem ser alcançados através de uma gestão aprimorada e ágil . Por sua vez, a melhor gestão trata de itens essenciais como o controle da jornada do motorista até questões que envolvam mudanças inesperadas na logística.

Através desse artigo, você vai ficar por dentro das melhores dicas para acertar na gestão de entregas da sua empresa.

1- Elabore um planejamento estratégico eficiente

A estratégia do processo de entregas deve ser clara e bem planejada. Sendo assim, é importante definir os objetivos, as metas a longo prazo e principalmente contar com indicadores de desempenho que garantam o sucesso da gestão.

No entanto, não é só isso, você deve conferir se os clientes estão respondendo bem a gestão, se o número de reclamações está baixo ou se existe algum ponto a melhorar.

Lembre-se que o planejamento deve ser constante na gestão de entregas e evitar diversos problemas no percurso.

2- Escolha um bom fornecedor de serviços de transporte 

Este é considerado um dos pontos chaves na gestão de entrega. Existem muitos fornecedores de entrega disponíveis, mas será que todos eles têm a capacidade de atender às necessidades e fluxos da sua empresa?

Dessa forma, é fundamental escolher um parceiro confiável, experiente e que preocupa-se em respeitar o prazo estipulado para entrega da mercadoria ou produto.

3- Priorize o controle de estoque 

A gestão de estoque é fundamental para evitar falta de mercadorias ou a compra desnecessária de produtos para reabastecimento.

De acordo com especialistas, atender a chamada Logística 4.0 é o atual desafio das empresas que fazem entregas diárias.

Nesse sentido, a gestão de frota é o fator que fará potencializar os processos internos de uma empresa e entregar valor aos clientes.

Logo, é importante possuir um registro atualizado de todos os produtos disponíveis e quais produtos estão em trânsito, eliminando erros durante a entrega.

4- Faça um monitoramento de todas as entregas 

Outra dica para acertar na gestão de entregas da  empresa é acompanhar as entregas em tempo real, identificando e corrigindo possíveis erros no percurso.

Para isso é necessário acertar na escolha do melhor sistema de gestão de fretes,  que é a melhor resposta para evitar atrasos ou devolução de produtos.

5-  Promova a capacitação e experiência da equipe de entregas 

Um dos maiores erros das empresas é acreditar que qualquer pessoa sabe trabalhar com entregas, sem inexperiência e capacitação.

Na verdade, este quesito é um dos principais, pois alivia desafios e aumenta as habilidades frente às adversidades nas entregas.

Dessa forma, é importante investir em cursos de capacitação e em treinamentos, fazendo com que a equipe nunca fique sem saber o que fazer na hora dos obstáculos.

6- Tenha uma comunicação eficiente

A comunicação eficiente é imprescindível na gestão de entregas, pois erros de diálogos e interpretações podem se tornar um grande problema.

Além disso, uma comunicação assertiva não envolve apenas a etapa de trajeto dos produtos e mercadorias, mas também o cliente final.

Sendo assim, procure formas rápidas e claras de se comunicar com os envolvidos, evitando mal entendidos e contribuindo para a agilidade nos serviços.

7- Analise os resultados periodicamente

Após implementar as estratégias na gestão de entregas é preciso acompanhar os resultados e procurar saídas para os problemas mais frequentes.

No entanto, a melhor maneira de fazer isso é emitir relatórios de gestão que contam com indicadores de desempenho claros e facilmente interpretáveis.

Se possível, considere contratar uma equipe específica para esta parte, com foco na resolução de problemas e alternativas eficientes de cada tipo.

Por que é importante acertar na gestão de entregas 

As mudanças que ocorrem no dia a dia das operações logísticas são as principais dificuldades encontradas pelas empresas que atuam no setor de entregas.

Dentre elas estão:

  • Prazos de entrega curtos
  • Trânsito lento e intenso 
  • Cargas com defeitos 
  • Acidentes no percurso

Contudo, essas variáveis devem ser superadas e monitoradas em tempo real, eliminando as chances de erros mórbidos ou que configurem falta de gestão.

Nesse sentido, existem várias vantagens atribuídas a uma gestão eficiente como:

  • Satisfação dos clientes 
  • Crescimento dos lucros 
  • Rapidez no processo 
  • Confiança e melhora da reputação da empresa no mercado 
  • Redução de atrasos e erros nas entregas 
  • Aumento das vendas de mercadorias e  produtos
  • Redução de custos operacionais
  • Melhora dos processos de entrega 
  • Otimização da logística 

Portanto, a gestão de entregas não deve ser pautada apenas na entrega de produtos e serviços no prazo, mas também em questões como a roteirização do processo, controle de estoque, gestão das transportadoras e comunicação com os clientes.

Garantir que esses pontos chaves sejam sempre bem executados, planejados e colocados em prática fará que a sua empresa se mantenha competitiva e aumentará a eficiência dos processos internos.

Pontos Importantes na gestão de entrega 

A gestão de entregas também deve garantir a segurança das cargas e motoristas. Sendo assim, é preciso traçar estratégias capazes de elevar a produtividade sem comprometer a integridade física dos profissionais.

Neste caso, o planejamento da rota de carga e descarga dos produtos jamais deve ser ignorado. Ao fim, tanto a parte operacional quanto a parte estratégica devem ser alinhadas.

Nesse sentido, soluções para reduzir os custos e aumentar a produtividade sem comprometer a qualidade do serviço prestado são as melhores escolhas.

Por isso, ter um sistema de gestão de entregas pode ser um diferencial competitivo para empresas que precisam movimentar cargas e mercadorias.

SMO Frete: A solução para uma gestão de entrega eficaz e eficiente 

O SMO FRETE é um sistema para gestão de fretes inteligente para empresas que contratam fretes. Através de simulações, o sistema permite reduzir custos através da escolha da melhor opção de frete, auditar os fretes contratados, acompanhar o processo de entrega e avaliar o desempenho das transportadoras.

Veja algumas vantagens que o sistema oferece a sua empresa:

  1. Controle de tabelas de frete 
  2. Avaliação de custo de frete 
  3. Relatórios de desempenho
  4. Integração por meio de EDI
  5. Relatórios operacionais e gerenciais 
  6. Emissão de documentos com agilidade 
  7. Gestão de subcontratados 
  8. Acompanhamento em tempo real 

 

Se interessou? Conheça o SMO Frete agora mesmo!

Posts relacionados

logo-mosistemas

Preencha os dados abaixo.

Nosso time vai entrar em contato para tirar todas suas dúvidas

AVISO

Informamos que estamos com problemas em relação à internet e, diante disso, nossos telefones não estão funcionando.

Desta forma, segue as opções para abertura de chamados:

1.Envio de e-mail com as informações referentes à questão para suporte@mosistemas.com;

2. Abertura de Chat diretamente no produto ou pelo atendimento.mosistemas.com;

3. Para casos urgentes estamos atendendo nos fones
47 9.9632-3444 e 47 9.9981-0089.

Agrademos a compreensão.

Equipe M&O.