Como promover a Sustentabilidade na Logística e ter uma Cadeia de Suprimentos mais limpa?

Um homem utilizando capacete de proteção usa seu notebook enquanto outro opera uma empilhadeira.

Meio ambiente é uma das pautas cada vez mais discutidas no mundo atual, e vem sendo abordada em diversos contextos. Nesse sentido, a sustentabilidade na logística também já é uma necessidade cada vez maior. 

Afinal, no setor, a sustentabilidade é responsável por reduzir os impactos ambientais do transporte e descarte de cargas, realizando o processamento correto e buscando fontes alternativas de energia, promovendo a responsabilidade social e o consumo consciente.

Mas, apesar de ser tão importante, a logística sustentável ainda não é tão aplicada como deveria. 

Neste artigo, vamos entender mais sobre o assunto!

O que é Sustentabilidade na Logística?

Basicamente, são ações, processos logísticos e práticas sustentáveis que a empresa pode tomar para diminuir o seu impacto no meio ambiente. Isso significa buscar meios alternativos de realizar o trabalho, pensando nas consequências e malefícios que são gerados e devem ser reduzidos. 

A logística sustentável não engloba somente o transporte de cargas, mas sim, todo o processo produtivo até que o pacote seja entregue. Isso inclui as medidas de armazenamento, distribuição e gestão de estoques e galpões, além do descarte de materiais. 

Apesar de tudo, a grande pegada ecológica da logística é, de fato, a emissão de gases poluentes, como o CO2, liberado pelos caminhões de transporte. Quando se trata de sustentabilidade, as emissões de gases de efeito estufa são, sem dúvidas, o maior desafio!

Quais são os princípios da Logística Sustentável?

A logística sustentável tem como base alguns princípios que precisam ser seguidos e respeitados para que a sustentabilidade seja realmente considerada uma prioridade no manejo e transporte de cargas. 

São eles:

Logística Reversa

A logística reversa é responsável pelo processamento correto de resíduos do setor, isso não inclui somente lixo e resíduos de matérias primas e insumos, pois também são levados em conta os produtos com defeito que precisam ser descartados ou vencidos. 

A logística reversa também recolhe todos aqueles produtos que podem ser reutilizados, reciclados ou reaproveitados, dando o destino correto a esses materiais.

Armazenamento Verde

Esse princípio diz respeito à logística de armazenamento de produtos de forma correta. Apesar de parecer pouco relevante, a forma como os insumos e produtos são guardados também gera impacto ambiental.

A maneira mais sustentável de se realizar um bom armazenamento é reduzir o estoque e acúmulo de mercadoria, a fim de diminuir o desperdício e descarte de material, além de otimizar o espaço e o gasto de energia. 

Transporte Verde

O transporte sustentável é, como já falamos, a grande questão da sustentabilidade na logística. 

Ele deve ser feito da melhor forma possível, incluindo a busca por fontes alternativas de combustível, otimização de rotas, manutenção correta de veículos e muitas outras medidas.

Movimentação de Carga

Neste caso, podemos incluir algumas medidas de manuseio dos produtos em todos os setores, seja durante a descarga ou dentro dos estoques. 

A ideia é reduzir o uso de maquinários antigos e custosos, substituindo estes por equipamentos mais modernos e econômicos. Além disso, sua necessidade pode diminuir pela metade quando associado ao armazenamento verde. 

Por que a Logística Sustentável é importante para o negócio?

Apesar de ser um desafio, a logística sustentável traz diversos benefícios para a empresa:

Agrega valor à marca

A adoção de um conceito sustentável influencia diretamente no valor da sua empresa para o mercado. O compromisso com o meio ambiente é muito valorizado atualmente e é capaz de abrir diversas portas para um negócio.

Atrai parcerias e investidores

Parcerias e clientes surgirão de todos os lados quando você adotar abordagens sustentáveis em seu setor logístico. 

Com a popularidade da preocupação com o meio ambiente, empresas com esse tipo de atitude tendem a atrair a atenção do mercado, obtendo maiores oportunidades. 

Reduz custos 

As medidas de sustentabilidade podem, também, auxiliar na redução de custos, ao incentivar a mudança do setor para ser mais eficiente e menos agressivo e dependente de recursos virgens. 

Essa redução pode ser vista em investimento com maquinários novos e mais eficientes, reaproveitamento de materiais, otimização de rotas para um melhor uso do combustível e outras medidas.

Melhoria contínua

A otimização do trabalho é uma vantagem interessante oferecida pela sustentabilidade. 

A ideia de reduzir estoques e reformular rotas com o intuito de trazer maior eficiência com menos recursos tem como consequência esse aperfeiçoamento e a melhoria contínua dos processos. 

Como promover a Sustentabilidade na minha empresa?

Como todas as demais atividades que têm o intuito de causar menos danos ao meio ambiente, a logística verde demanda conhecimento e boa vontade, mas não é tão difícil de ser aplicada como muita gente pensa. 

Por isso, listamos algumas dicas de como promover uma cadeia de suprimentos mais limpa e correta dentro da sua empresa. 

Confira:

1. Otimize as rotas de entrega

Mudar a forma como as entregas são feitas é um meio de reduzir o consumo de recursos naturais e diminuir o impacto do transporte de cargas na natureza. Você deve repensar a forma como as rotas funcionam e buscar um meio mais eficiente.

Entregas em locais próximos podem ser feitas pelo mesmo entregador, em uma única rota, poupando viagens. Procure liberar veículos somente quando estiverem cheios ou parcialmente cheios, diminuindo a necessidade de inúmeras viagens.

2. Busque fontes alternativas de energia

Experimentar novas fontes de energia que possam ser sustentáveis é essencial, como os veículos e equipamentos elétricos, não se esqueça de verificar a fonte dessa energia também, ela deve ser igualmente sustentável. 

Se esta é a grande máxima da sustentabilidade, vale a pena começar por ela. 

3. Analise o ciclo de vida dos produtos

É importante estar atento aos seus insumos e ciclos de vida dos materiais, isso porque, quanto mais recursos puderem ser reaproveitados pela logística reversa, mais sustentável é o seu negócio. 

Portanto, repense também a sua cadeia produtiva. 

4. Realize uma boa gestão de estoque

Lembre-se de que o estoque é um ponto crucial para uma logística sustentável, por isso, realize um bom gerenciamento e controle. 

A diminuição de produtos parados e a gestão de qualidade devem ser feitos rigorosamente para evitar descartes. 

Você pode, e deve, contar com a tecnologia para isso. Softwares programados para realizar o controle do seu estoque já estão disponíveis no mercado para ajudar a cumprir essa etapa mais facilmente.

Nessa relevante missão de se tornar mais sustentável, você não precisa estar sozinho, conte com quem pode te ajudar. 

Conte com as soluções da M&O Sistemas!

Posts relacionados

logo-mosistemas

Preencha os dados abaixo.

Nosso time vai entrar em contato para tirar todas suas dúvidas

AVISO

Informamos que estamos com problemas em relação à internet e, diante disso, nossos telefones não estão funcionando.

Desta forma, segue as opções para abertura de chamados:

1.Envio de e-mail com as informações referentes à questão para suporte@mosistemas.com;

2. Abertura de Chat diretamente no produto ou pelo atendimento.mosistemas.com;

3. Para casos urgentes estamos atendendo nos fones
47 9.9632-3444 e 47 9.9981-0089.

Agrademos a compreensão.

Equipe M&O.