Profissionais do setor logístico sabem como ninguém que os bastidores de uma entrega envolvem uma série de estratégias. Nesse contexto, a cubagem aparece como um cálculo indispensável ao transporte de cargas.
O processo tem como finalidade identificar o espaço que será ocupado por determinada mercadoria dentro do veículo de transporte.
Portanto, se você não quer ter prejuízos e dores de cabeça com prazos de entrega, confira este artigo até o final. Vamos te mostrar como o cálculo da cubagem pode interferir na cadeia logística!
O que é Cubagem de Frete?
Simplificadamente, podemos dizer que cubagem é a relação entre o peso de um produto e o espaço que ele ocupa dentro de um veículo.
O índice é obtido através de um cálculo matemático e tem como principal objetivo impedir o desperdício da capacidade de carga do meio de transporte. Para tanto, procura-se evitar os seguintes cenários:
- Cargas muito volumosas e, ao mesmo tempo, leves (ex.: colhões);
- Cargas com muitos volumes pequenos, mas pesados demais (ex.: eletrônicos e eletrodomésticos).
Em todas as situações é fundamental estar atento ao limite de peso do veículo, a fim de se conseguir um melhor aproveitamento do espaço sem colocar em risco a integridade do transporte.
Através da cubagem de uma carga é possível ter precisão quanto à ocupação do caminhão e definir um preço de frete preciso e justo.
Saiba mais sobre o Fator de Cubagem
De maneira resumida, o fator de cubagem é um número padrão que equivale a um metro cúbico (1 m³) dentro do veículo utilizado para transportar a carga. Cada tipo de modal apresenta um fator de cubagem pré-definido considerado ideal:
- Transporte Rodoviário: 300 kg/m³;
- Transporte Marítimo: 100 kg/m³;
- Transporte Aéreo: 166,70 kg/m³.
Entretanto, algumas transportadoras adotam um número menor para cargas fracionadas (em média 250 kg/m³). Isso ocorre porque nesses casos, os itens transportados são diferentes entre si e apresentam tamanhos e pesos variados.
Dessa maneira, seria mais difícil preencher todos os espaços vazios do veículo, completando os 300 kg/m³ disponíveis.
Como é feito o cálculo de Cubagem no frete?
É bem verdade que o cálculo de cubagem é simples. Porém, exige atenção, já que é necessário saber o peso e as dimensões da carga.
Além disso, as mercadorias devem estar devidamente embaladas, pois a cubagem considera, inclusive, as embalagens. Também é essencial conhecer o fator de cubagem, conforme vimos no tópico anterior.
A partir daí, basta aplicar os valores à fórmula matemática a seguir:
Comprimento x Altura x Largura x Fator de Cubagem x Quantidade de Itens |
Para ilustrar, pensemos no seguinte exemplo:
- Dimensões do produto a ser transportado: 90 cm x 30 cm x 10 cm;
- Fator de Cubagem: 300 kg/m³;
- Portanto: 0,90 m x 0,30 m x 0,10 m x 300 kg/m³ = 8,10 kg.
De tal maneira, dizemos que o peso cubado é igual a 8,10 kg.
Observe, porém, que as dimensões da mercadoria que estavam em centímetros foram convertidas para metros. É imprescindível, assim, estar atento às unidades, procure sempre trabalhar em quilos por metro cúbico.
De que forma a cubagem impacta o cálculo de frete?
O cálculo de cubagem impacta diretamente nos valores do frete, determinando, por exemplo, se o preço do transporte será justo ou se oferecerá algum prejuízo para uma das partes: cliente ou transportadora.
Sendo assim, o processo não deve ser negligenciado. Se apenas o peso bruto e as dimensões puras da carga forem considerados, a cobrança será indevida e a operação logística, de modo geral, será falha.
Como se não bastasse, o veículo pode estar circulando com sobrepeso, oferecendo riscos ao trânsito — inclusive ao motorista — e danificando o modal.
Além, é claro, de poder não estar sendo bem aproveitado, trafegando com espaço ocioso, comprometendo o prazo das entregas.
Como otimizar o processo logístico e administrativo?
Qualquer deslize na hora de calcular o frete pode comprometer seus lucros ou prejudicar seu cliente. Por isso, dominar os fatores envolvidos no transporte de cargas é primordial.
Felizmente, a tecnologia já possibilita que os processos sejam simplificados. Além de agilizar as operações, os softwares contam com maior precisão, cruzando uma quantidade enorme de informações por segundo e mitigando erros.
O SMO Frete é um sistema completo para gestão de fretes disponibilizado pela M&O Sistemas, uma empresa de soluções logísticas que atua há 25 anos no mercado e possui mais de 1.000 clientes.
Atuando através de simulações, o SMO Frete promove a redução de custos, pois todos os cálculos são realizados automaticamente pelo programa, que traça as melhores opções de transporte.
Por fim, os fretes ainda são auditados e as etapas de entrega são acompanhadas. Logo, sua empresa ganha em qualidade e produtividade, evitando que os resultados sejam comprometidos!
Conheça o SMO Frete e melhore a eficiência dos seus negócios!