O que é cubagem e qual a influência na contratação de frete?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Profissionais do setor logístico sabem como ninguém que os bastidores de uma entrega envolvem uma série de estratégias. Nesse contexto, a cubagem aparece como um cálculo indispensável ao transporte de cargas.

O processo tem como finalidade identificar o espaço que será ocupado por determinada mercadoria dentro do veículo de transporte. 

Portanto, se você não quer ter prejuízos e dores de cabeça com prazos de entrega, confira este artigo até o final. Vamos te mostrar como o cálculo da cubagem pode interferir na cadeia logística!

O que é Cubagem de Frete?

Simplificadamente, podemos dizer que cubagem é a relação entre o peso de um produto e o espaço que ele ocupa dentro de um veículo. 

O índice é obtido através de um cálculo matemático e tem como principal objetivo impedir o desperdício da capacidade de carga do meio de transporte. Para tanto, procura-se evitar os seguintes cenários:

  • Cargas muito volumosas e, ao mesmo tempo, leves (ex.: colhões);
  • Cargas com muitos volumes pequenos, mas pesados demais (ex.: eletrônicos e eletrodomésticos).

Em todas as situações é fundamental estar atento ao limite de peso do veículo, a fim de se conseguir um melhor aproveitamento do espaço sem colocar em risco a integridade do transporte.

Através da cubagem de uma carga é possível ter precisão quanto à ocupação do caminhão e definir um preço de frete preciso e justo.

Saiba mais sobre o Fator de Cubagem

De maneira resumida, o fator de cubagem é um número padrão que equivale a um metro cúbico (1 m³) dentro do veículo utilizado para transportar a carga. Cada tipo de modal apresenta um fator de cubagem pré-definido considerado ideal:

  • Transporte Rodoviário: 300 kg/m³;
  • Transporte Marítimo: 100 kg/m³;
  • Transporte Aéreo: 166,70 kg/m³.

Entretanto, algumas transportadoras adotam um número menor para cargas fracionadas (em média 250 kg/m³). Isso ocorre porque nesses casos, os itens transportados são diferentes entre si e apresentam tamanhos e pesos variados.

Dessa maneira, seria mais difícil preencher todos os espaços vazios do veículo, completando os 300 kg/m³ disponíveis.

Como é feito o cálculo de Cubagem no frete?

É bem verdade que o cálculo de cubagem é simples. Porém, exige atenção, já que é necessário saber o peso e as dimensões da carga

Além disso, as mercadorias devem estar devidamente embaladas, pois a cubagem considera, inclusive, as embalagens. Também é essencial conhecer o fator de cubagem, conforme vimos no tópico anterior.

A partir daí, basta aplicar os valores à fórmula matemática a seguir:

Comprimento x Altura x Largura x Fator de Cubagem x Quantidade de Itens

Para ilustrar, pensemos no seguinte exemplo:

  • Dimensões do produto a ser transportado: 90 cm x 30 cm x 10 cm;
  • Fator de Cubagem: 300 kg/m³;
  • Portanto: 0,90 m x 0,30 m x 0,10 m x 300 kg/m³ = 8,10 kg.

De tal maneira, dizemos que o peso cubado é igual a 8,10 kg.

Observe, porém, que as dimensões da mercadoria que estavam em centímetros foram convertidas para metros. É imprescindível, assim, estar atento às unidades, procure sempre trabalhar em quilos por metro cúbico.

De que forma a cubagem impacta o cálculo de frete?

O cálculo de cubagem impacta diretamente nos valores do frete, determinando, por exemplo, se o preço do transporte será justo ou se oferecerá algum prejuízo para uma das partes: cliente ou transportadora.

Sendo assim, o processo não deve ser negligenciado. Se apenas o peso bruto e as dimensões puras da carga forem considerados, a cobrança será indevida e a operação logística, de modo geral, será falha.

Como se não bastasse, o veículo pode estar circulando com sobrepeso, oferecendo riscos ao trânsito — inclusive ao motorista — e danificando o modal. 

Além, é claro, de poder não estar sendo bem aproveitado, trafegando com espaço ocioso, comprometendo o prazo das entregas.

Como otimizar o processo logístico e administrativo?

Qualquer deslize na hora de calcular o frete pode comprometer seus lucros ou prejudicar seu cliente. Por isso, dominar os fatores envolvidos no transporte de cargas é primordial.

Felizmente, a tecnologia já possibilita que os processos sejam simplificados. Além de agilizar as operações, os softwares contam com maior precisão, cruzando uma quantidade enorme de informações por segundo e mitigando erros.

O SMO Frete é um sistema completo para gestão de fretes disponibilizado pela M&O Sistemas, uma empresa de soluções logísticas que atua há 25 anos no mercado e possui mais de 1.000 clientes.

Atuando através de simulações, o SMO Frete promove a redução de custos, pois todos os cálculos são realizados automaticamente pelo programa, que traça as melhores opções de transporte. 

Por fim, os fretes ainda são auditados e as etapas de entrega são acompanhadas. Logo, sua empresa ganha em qualidade e produtividade, evitando que os resultados sejam comprometidos!

Conheça o SMO Frete e melhore a eficiência dos seus negócios!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.