O que é SINTEGRA e qual a sua função nas empresas?

o que é sintegra

Se você tem uma empresa e se preocupa com os deveres fiscais e tributários que precisa cumprir, então não dá para deixar de saber o que é SINTEGRA

Responsável por controlar os dados referentes a entradas e saídas interestaduais, o sistema é indispensável tanto aos empreendedores quanto ao governo. Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre o SINTEGRA, acompanhe este conteúdo na íntegra.

Vamos te contar todos os detalhes que você precisa entender sobre o assunto para que não corra o risco de estar fazendo coisa errada!

Confira!

O que é SINTEGRA?

Embora seja um termo bastante difundido no cenário empresarial, muitas pessoas não sabem que “SINTEGRA” é uma sigla que significa “Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços”. 

Sim, um baita nome, né?

Dessa forma, o sistema é uma ferramenta central que reúne informações das empresas que contribuem com ICMS. Através da plataforma é possível transmitir dados absolutamente relevantes para os fiscos de cada estado.

Por meio da utilização do SINTEGRA, o contribuinte pode emitir Nota Fiscal Eletrônica e cumprir com as exigências da Receita Federal.

Simplificadamente, o sistema permite que os órgãos pertinentes fiscalizem os processos fiscais de maneira adequada e com maior agilidade.

Para que serve o Sistema?

A função principal do sistema SINTEGRA é integrar os dados referentes a entradas e saídas de mercadorias em uma organização. Cada um desses movimentos deve ser documentado através da emissão de Notas Fiscais Eletrônicas.

Diante dessas informações, o Governo Federal fica ciente das compras e vendas realizadas pelo empreendimento em todos os estados brasileiros. 

Como resultado, é possível que o poder público tenha um controle mais preciso sobre as operações que acontecem na empresa.

Vale ressaltar que os empresários contribuintes e, consequentemente, usuários do Sistema Eletrônico de Processamento de Dados — SEFAZ — devem fornecer um documento às administrações tributárias dos estados.

O documento em questão deve contemplar os dados relacionados não só às comercializações de produtos, como também às prestações de serviços internas e interestaduais exercidas pela instituição.

 

Leia também:

  1. Quais as vantagens de usar um sistema de gestão de fretes?
  2. Por que você precisa de um software de gestão de logística?

 

Como realizar o cadastro no SINTEGRA?

Agora que você já sabe o que é SINTEGRA, podemos te explicar como se cadastrar no sistema. 

Afinal, sua utilização é obrigatória para todos os negócios que vendem e compram produtos, prestam serviços e realizam a escrituração em livros fiscais através do SEFAZ.

Portanto, vamos ao passo a passo:

1º Passo: Acesse o site da Receita Federal;

2º Passo: Em seguida, localize na tela o programa validador do SINTEGRA, disponibilizado pela Secretaria da Fazenda do estado onde a empresa atua;

3º Passo: Feito isso, realize a solicitação para integrar o SINTEGRA. Assim que é feito o primeiro acesso ao portal, o contribuinte visualiza todas as informações sobre o seu CNPJ;

4º Passo: Tudo pronto! 

Atenção!

Ressaltamos, apenas, que o arquivo que deve ser enviado aos fiscos estaduais pode ser gerado por aplicativo de terceiros, porém, somente é validado por meio do programa oficial.

Além disso, é importante reforçar que todas as operações executadas pelo seu negócio devem ser documentadas ao emitir Notas Fiscais. 

Isso porque, é com base nos dados que constam nas notas que os contribuintes conseguem repassar informações precisas quanto à movimentação de mercadorias e às prestações de serviços que ocorreram dentro e fora do estado.

Também não podemos esquecer de citar que ao final de todos os meses, você deve gerar um arquivo magnético gravado em formato texto (.txt) com todos os dados transmitidos à plataforma.

Quais as vantagens da utilização do SINTEGRA?

Não é difícil encontrar empresários reclamando sobre a obrigatoriedade do sistema,  alegando que os trâmites são burocráticos e dão muito trabalho. 

Entretanto, quem entende, de fato, o que é SINTEGRA e sabe como usá-lo, não pensa assim!

Afinal de contas, o programa é extremamente necessário e benéfico, tendo em vista que garante diversas vantagens tanto para o contribuinte quanto para os clientes. E, é claro, também facilita a vida do governo.

Conheça alguns do benefícios promovidos pelo uso correto do SINTEGRA:

  • A segurança de todas as transações comerciais da empresa são garantidas;
  • O acesso rápido dos fiscos e das Secretarias da Fazenda estaduais às informações do empreendimento é viabilizado;
  • Aprimoramento da organização fiscal e administrativa da empresa;
  • Centralização das informações a serem verificadas pelo Governo Federal.

Todavia, para que o SINTEGRA possa ser melhor aproveitado, também é fundamental que ele seja atrelado a um software de gestão fiscal eficiente.

Por que é importante ter um software de gestão fiscal?

Certamente, não é novidade para ninguém que a tecnologia faz — e tende a fazer cada vez mais — parte da nossa rotina. No contexto corporativo, isso não é diferente!

Algumas ferramentas têm o potencial de simplificar e agilizar as tarefas cotidianas, tornando o fluxo de serviço mais prático e, o melhor, mais seguro! 

Nesse sentido, contar com um software inteligente capaz de emitir notas fiscais, gerar e enviar o arquivo SINTEGRA, integrar e monitorar informações, é primordial para quem busca funcionalidade.

A M&O Sistemas oferece softwares altamente tecnológicos e responsáveis por oferecer ao usuário tudo o que ele precisa para otimizar suas operações. 

Com interfaces intuitivas e equipe de suporte capacitada, a empresa é especialista em facilitar a dinâmica fiscal, tributária, administrativa e logística. 

Há mais de 25 anos no mercado, a M&O disponibiliza plataformas de gestão totalmente integradas à nuvem que possibilitam o controle de atividades. 

Portanto, não coloque seu patrimônio em apuros, conte com um time de profissionais qualificados e que estarão à disposição para esclarecer suas dúvidas e te ajudar a cumprir com as responsabilidades legais do seu negócio! 

Conheça as soluções da M&O.

 

Posts relacionados

logo-mosistemas

Preencha os dados abaixo.

Nosso time vai entrar em contato para tirar todas suas dúvidas

AVISO

Informamos que estamos com problemas em relação à internet e, diante disso, nossos telefones não estão funcionando.

Desta forma, segue as opções para abertura de chamados:

1.Envio de e-mail com as informações referentes à questão para suporte@mosistemas.com;

2. Abertura de Chat diretamente no produto ou pelo atendimento.mosistemas.com;

3. Para casos urgentes estamos atendendo nos fones
47 9.9632-3444 e 47 9.9981-0089.

Agrademos a compreensão.

Equipe M&O.