04 Dicas Sobre Como Agir em Caso de Acidentes Envolvendo o seu Frete.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Cresce cada vez mais os recursos de segurança empregado por transportadoras em seus fretes.

Surgem cada vez mais recursos e tecnologias que aumentam a segurança em frotas de transportadoras responsáveis por carregar fretes por todo o Brasil. Porém, o risco de acidentes é uma realidade que sempre existirá. Seja por falta de atenção dos motoristas ou pelas condições precárias das estradas e rodovias brasileiras, é preciso estar preparado para reagir em caso de acidentes e saber quais providências tomar para aliviar a pressão causada pelo ocorrido.

Pensando nisso, a M&O Sistemas preparou 04 dicas para você se preparar e lembrar quando o seu transporte sofrer algum acidente durante o trajeto de entrega de frete.

01. Saiba quais serão os procedimentos tomados pela transportadora

No momento em que você contrata uma transportadora a responsabilidade pela integridade da carga transportada é dela. Porém, é sempre válido verificar os procedimentos praticados pela transportadora em caso de acidentes. Saber como tomar os próximos passos, ativar o Seguro de Responsabilidade da Operação de Transporte e averiguar a possibilidade de dar continuidade à entrega e identificar a situação da mercadoria são etapas essenciais para cumprir com os prazos.

02. Contrate um Seguro de Carga

Muitas transportadoras terceirizadas já possuem um seguro próprio, porém, é importante considerar contratar um seguro próprio para a sua carga. Dessa maneira, você garante a proteção da sua mercadoria, não só durante o transporte, mas o tempo inteiro. Um pré-requisito indispensável, principalmente para cargas com valor alto. No caso de acidente durante o transporte, além de contar com o seguro da transportadora, você também pode acionar o seu seguro próprio para verificar as medidas a serem tomadas.

03. Tenha em mente um plano de contingência.

Acidentes acontecem e é preciso estar preparado para lidar com eles. Tenha planejado o passo a passo de como a sua empresa deve agir em caso da perda total da carga. Mesmo a responsabilidade da perda sendo da transportadora, quem precisará produzir e enviar a sua mercadoria novamente é a sua empresa.

04. Mantenha o seu cliente informado.

Por mais que seja difícil avisar o seu cliente que os produtos que ele está esperando podem atrasar, esse é um dever que você deve cumprir como empresa. Muitos irão entender que se tratou de um acidente rodoviário com a sua carga e podem prestar solidariedade, outros podem não entender tão bem e reclamar ou até mesmo cancelar a compra. Ainda assim, passar por essas situações é muito melhor do que manter o seu cliente desinformado e perder o profissionalismo, isso pode prejudicar a imagem da sua empresa e contaminar com uma imagem negativa para os demais setores que podem não ter relação nenhuma com a gestão de fretes.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *