3 FALHAS PARA EVITAR A TODO CUSTO NA SUA GESTÃO LOGÍSTICA DE TRANSPORTE

A falta de planejamento estratégico é uma das causas mais comum de erros que podem acarretar em grande prejuízos na gestão logística de transporte de grandes empresas.

Por isso, é essencial organizar e otimizar o planejamento de toda a gestão a fim de reduzir custos e aumentar a produtividade.

Pensando nisso, nós da M&O separamos as 3 falhas mais comuns que você precisa evitar a todo custo na sua gestão logística.

01 – Atrasar a manutenção preventiva dos veículos

Essencial em uma gestão de frotas, a manutenção do veículos é uma maneira prática e eficiente de reduzir custos, evitar acidentes e paradas durante o percurso de entrega dos seus produtos.

Um veículo danificado pode gerar, além dos altos custos com reparos, atraso na entrega e impacto na linha de produção, gerando insatisfação entre os seus clientes. A situação pode ficar ainda mais complicada se o veículo sofrer com problemas enquanto está em percurso em outro estado, pois muitas vezes o motorista precisará recorrer a oficinas e manutenção com custo elevado e de confiança duvidosa.

Uma forma de corrigir esta falha é criar um checklist dos veículos e cobrar a revisão dos motoristas antes de saírem para uma entrega. Dessa forma os veículos estarão sempre em condições ideais para qualquer viagem.

02 – Gastos excessivos com combustível

Controlar os gastos da frota com combustível não é uma tarefa fácil, mas é essencial para uma boa logística empresarial. Analisar consumo e distância percorrida é uma das maneiras que se pode melhorar o controle de combustível gasto em cada viagem. Dessa forma é possível escolher rotas melhores ou outras maneiras que podem resultar em economia por conta do combustível não utilizado.

Outra forma de otimizar o gasto com combustíveis é criar convênios com os posts, utilizando cartões de abastecimento e evitando que o motorista coloque gasolina em postos com preço acima da média.

03 – Não controlar as rotas da frota

Um dos erros mais cometidos por gestões de logística de transporte amadoras é a falta de controle sobre as rotas percorridas pelos veículos até o seu destino final. Conhecer as estradas, saber as condições em que elas se encontram e definir por onde os veículos devem transitar é essencial para manter as condições do produto em bom estado, além de preservar a frota da empresa.

Investir em um bom sistema que auxilia a gestão de frota é uma excelente ideia. Assim você tem uma forma melhor de controlar os veículos com um trajeto mais eficiente, além de contar com sistema de rastreamento para verificar se o trajeto está sendo respeitado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2683
Need Help? Chat with us