6 motivos para você repensar a operação de logística de fretes da sua empresa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

6 motivos para você repensar a operação de logística de fretes da sua empresa

 

A operação logística de frete é a etapa final da sua cadeia logística e ela tem como objetivo criar uma ponte entre o seu produto e o seu cliente. É por meio dela que o seu produto chega até o destino final, seja ela feita por transportadoras terceirizadas ou por frota própria de veículos.

 

De extrema importância para resultados de sucesso, uma operação logística de fretes tem diversos detalhes que devem ser levados em consideração quando você for montar a sua operação. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 motivos para você repensar a sua operação logística de fretes e otimizar esse processo para obter os melhores benefícios para o seu negócio.

 

1 – Falta de planejamento ou planejamento ineficiente

 

Muitas vezes a causa de uma operação de fretes pode conter falhas antes mesmo de começar a sua viagem. Por isso, é importante rever o planejamento de toda a cadeia logística da empresa, desde o estoque de matéria-prima necessária para a produção, passando pelos níveis de estoque de produto e pela capacidade de produção, para que a logística de fretes possa dar conta de todas as entregas sem sobrecarga.

 

2 – Falhas nos cálculos e estimativas de preço de frete

 

Saber calcular os custos necessário para fretar o seu produto é essencial para prever os gastos necessários para transportar o seu produto até as suas respectivas destinações finais. Cálculos mal feitos, falhas de estimativa ou até mesmo desatenção nas taxas cobradas pela transportadora podem resultar em custos enormes a serem arcados, gerando prejuízos impossíveis de recuperar.

 

3 – Falta de auditorias e fraude operacional

 

Saber auditar os dados e valores das cargas contratadas é uma tarefa importantíssima quando se fala em logística de fretes. Muitas vezes, empresas que não auditam as suas cargas contratadas podem sofrer com fraudes vindas de dentro da própria empresa, com operações que pagam valores muito maiores do que o normal para liberar cargas que não deveriam ser tão caras.

 

4 – Automatização, eficiência e velocidade

Contratar uma ferramenta de automatização para a sua empresa pode trazer ótimos resultados para a logística de fretes. Com processos automatizados, a equipe de logística pode realizar cálculos de previsão de frete e de auditoria de frete com muito mais rapidez, realocando o foco de suas atividades para partes mais que exigem mais esforço e atenção para obter mais resultados.

 

5 – Acompanhamento em tempo real

 

Ter um acompanhamento em tempo real das rotas, por onde a frota de veículos que transportará a sua carga, é uma característica essencial para contribuir com a sua logística de frete. Com uma boa ferramenta de rastreio é possível ficar a par da situação da sua carga, podendo informar o seu cliente sobre possíveis atrasos ou situações que fujam do normal na entrega planejada.

 

6 – Transporte sem seguro de carga

 

O risco de contratar uma transportadora que não possua seguro de carga pode ser muito grande para a sua empresa. Perder uma carga inteira do seu produto pode gerar prejuízo em dobro, afinal, além de perder o valor da carga transportada, você também pode perder credibilidade com o cliente, consequência dos atrasos na entrega do seu produto.

 

Importantíssimo para todos os setores da empresa, a logística deve ser levada muito a sério para garantir as melhores margens de custo com o objetivo de gerar mais lucro. E a logística de frete também deve ser planejada com esse objetivo em mente.

 

Rever o passo a passo da logística na etapa de transportes da sua empresa pode ser uma maneira de conseguir otimizar o valor final do produto, oferecendo preços mais atrativos para os seus clientes ou até mesmo barateando o custo de produção e aumentando o lucro líquido da sua empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *