Agendamento de carga e descarga: mais organização e menos fila de veículos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O agendamento de carga e descarga controla o fluxo de entrada e saída das mercadorias, levando em conta o veículo, o horário agendado, a prioridade da carga e até mesmo qual é a doca adequada. 

Para ilustrar e simplificar o entendimento, vamos utilizar uma metáfora: Imagine que um médico com 4 agendamentos marcados: 

  • O cliente chegou no horário marcado, às 9 horas; 
  • O 2º cliente também chegou no horário, às 10 horas;
  • O 4º cliente disse que vai se atrasar 30 minutos;
  • Como o 3º cliente chegou um pouco mais cedo, a secretária realocou os horários, ela adiantou o 3º cliente e remarcou com o 4º cliente

Muito simples, não é mesmo? Agora imagine fazer esse processo com 200 caminhões, ou 2 mil caminhões! Essa quantidade torna o processo manual muito trabalhoso e suscetível a erros, por isso a melhor forma de realizar o agendamento é através de um sistema automático.     

Planejamento para evitar multas 

O agendamento de carga e descarga organiza o fluxo logístico de mercadorias e de veículos no pátio, para que tudo seja feito da melhor maneira possível, evitando atrasos, otimizando tempo e solucionando o problema das filas, que podem gerar multas!  

Lei 13.103/15 diz que o prazo máximo para carga e descarga é de até 5 horas, que são contadas a partir do momento em que o transportador chega ao seu destino. Se ultrapassar o tempo máximo, a empresa deverá pagar uma multa ao transportador com equivalência a R$1,38 por tonelada/hora ou fração. 

Motivos para implantar um sistema de agendamento de carga e descarga 

Um sistema distribui os veículos de forma automatizada no seu pátio, levando em consideração as regras predefinidas, como o tipo de doca ou a priorização de algum veículo. 

Além disso, o sistema faz uma análise do planejado versus o real, e caso seja necessário, redistribui os veículos conforme a real disponibilidade. Confira os principais benefícios de um agendamento sistematizado: 

  1. Planejamento e realocação de horários de forma automática;
  2. Menor margem de erro e redução do trabalho manual;  
  3. Diminuição dos atrasos e tempo ocioso de veículos;
  4. Relatórios gerenciais para análise de gargalos e melhorias; 
  5. Redução de custos: menos tempo no pátio, menos custos com estadia. 

SMO TMS: Módulo de agendamento de carga e descarga 

O SMO TMS conta um módulo específico para o agendamento de carga e descarga, que organiza o fluxo logístico de mercadorias e de veículos no pátio. 

A solução SMO TMS é uma solução de gestão voltada para empresas de transporte e logística, facilitando o planejamento, execução e controle das atividades relacionadas ao transporte de cargas, incluindo a emissão de documentos, automatização de processos, rastreamento de cargas, controle da frota, entre outros, confira as funcionalidades completas do sistema em: https://www.mosistemas.com/smo-tms/

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *