Como a previsão de demanda pode salvar a sua logística

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Trabalhar com previsão de demanda é uma das formas mais eficientes de otimizar a logística da sua empresa como um todo. Um trabalho que integra as áreas de compra e vendas e de gestão de estoque, a previsão de demanda analisa inúmeros fatores da sua empresa e do mercado para alcançar um equilíbrio no estoque de insumos e produtos finalizados.

Mas o que melhora com a previsão de demanda?

Melhora da gestão do estoque

Com a previsão de demanda é possível calcular uma estimativa da quantidade necessária de produtos que o estoque deve armazenar para atender os próximos pedidos, permitindo que a linha de produção ou, em alguns casos, o time de compras trabalhe de forma mais precisa.

Melhora da gestão de recursos

Trabalhando com uma rotina previsível, é possível acertar os pré-requisitos para armazenagem, movimentação e expedição de produtos, otimizando a utilização dos recursos da empresa. Uma forma de melhorar o aproveitamento de espaço, mão de obra, máquinas, equipamentos e até mesmo o tempo de trabalho de cada funcionário.

Melhora na tomada de decisão

Conforme o desenvolvimento da análise responsável pela previsão de demanda for se tornando cada vez mais preciso, é possível prever qual a melhor tomada de decisão para situações importantes dentro da empresa. Com uma boa previsão gerada pelos dados da análise é possível:

  • Escolher a melhor localização para implementação de novos centros de distribuição;
  • Alocar recursos para setores que precisam de mais investimento;
  • Determinar uma periodicidade ideal para aquisição de produtos ou insumos;
  • Realização de promoções para reduzir estoque de produtos que estão parados.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *