Conheça os 06 tipos de veículos que fazem o seu transporte

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você conhece os tipos de caminhão que fazem a entrega? Como eles se chamam e são classificados de acordo?

Características como tamanho e capacidade máxima são essenciais para definir o tipo de transporte para cada tipo de necessidade, carga e trajeto. Pensando nisso, a M&O preparou esse compilado com os tipos de veículo mais comuns utilizado no transporte de cargas. Descubra a seguir.

1 – Veículo Urbano de Carga

O Veículo Urbano é um veículo com porte menor, utilizado em áreas urbanos como grandes centros que possuem muitas vias que restringem a circulação de grandes caminhões. O tamanho deste veículo varia de 2,2 a 6,3 metros de comprimento e possui carga máxima de 3 toneladas.

2 – Caminhão 3/4

Os caminhões 3/4  possuem limite máxima de 4 toneladas por carga. Vale lembrar que esse peso máximo depende do tamanho da carroceria e da distância entre os eixos.

3 – Caminhão Semipesado (Caminhão Toco)


Conhecido como Toco, o caminhão semipesado possui 2 eixos, um na dianteira e outro na traseira, e mede cerca de 14 metros de comprimento. Tem capacidade de carga de 6 toneladas.

4 – Caminhão Pesado (Caminhão Truck)

O Truck, também possui 2 eixos, um na dianteira e outro na traseira, com o último ajudando a dar força no motor e garantindo desempenho superior ao veículo. Também tem 14 metros de comprimento mas o seu peso máximo bruto é maior, podendo chegar até 23 toneladas.

5 – Carreta

Um dos tipos de caminhão mais utilizado no transporte de cargas em geral, a carreta é conhecida por ter 2 partes:

O cavalo – parte onde fica o motor e a cabine do veículo. Pode estar atrelado a um ou mais semirreboques.

A carroceria – parte onde a carga é acondicionada para o transporte.

Existem 3 tipos principais de carreta. Sendo elas:

Carreta com dois eixos

Chega a um comprimento máximo de 18 metros e pode transportar até 33 toneladas. A estrutura consiste em um cavalo mecânico (com 2 eixos) e semirreboque (com mais 2 eixos).

Carreta com três eixos

O comprimento também pode chegar a 18 metros, mas, por ter um eixo a mais, comporta um peso bruto maior: até 41,5 toneladas. Nesse caso, o cavalo mecânico também possui 2 eixos.

Carreta cavalo trucado

O comprimento é o mesmo dos dois casos acima (18 metros) e também conta com um semirreboque com 3 eixos — como no caso da carreta com 3 eixos. A diferença está no cavalo mecânico, que é trucado. Isso faz com que o veículo tenha uma estrutura reforçada que aumenta a capacidade em peso bruto, com limite de 45 toneladas.

6 – Tipos Combinados

 

Bitrem

Conhecido como treminhão, esse veículo tem duas articulações e uma combinação que conta com 7 eixos, garantindo uma capacidade de até 57 toneladas.

Rodotrem

Com um estrutura que possui 3 articulações e é formada por um cavalo mecânico trucado e dois semirreboques, que estão ligados por um equipamento chamado Dolly (que está atrelado à 5ª roda). Ele possui uma capacidade máxima de 74 toneladas, mas, vale ressaltar, precisa de autorização especial de trânsito (AET) para circular.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *