Custo de Transporte: Indicadores para medir o seu desempenho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uma gestão eficiente de logística de transporte tem como uma de suas principais exigências avaliar o desempenho com seus custos. Muito mais do que contratar um software de automatização e otimizar todos os processos, é preciso saber como e onde reduzir os custos sem perder a qualidade no transporte dos seus produtos.

Existem formas bem conhecidas para analisar a performance da gestão do seu negócio, porém, é preciso entender que a logística funciona como um investimento no planejamento estratégico dentro da sua empresa e, muitas vezes, aumentar esse investimento pode alcançar excelentes resultados que impactem positivamente nos lucros da empresa.

Dessa forma, a M&O Sistemas separou 03 indicadores de logística de transporte e como eles podem melhorar a gestão do seu negócio no dia a dia.

Resultado de eficiência de entrega

Uma forma de alcançar um bom ROI (Retorno Sobre o Investimento) e trabalhar com uma gestão eficiente e acompanhando de perto o trabalho das transportadoras utilizadas pela sua empresa. Uma forma de medir esse desempenho, utilizado pelas maiores empresas do mundo, é o indicador de Resultado de Eficiência de Entrega, que mede o percentual de entrega que a transportadora atende do seu negócio.

Utilizando esse método, além de descobrir se o seu produto é distribuído da melhor maneira possível, ainda é possível estabelecer metas e indicadores a serem alcançados pela transportadora. Uma boa meta é combinar com a transportadora para que ela alcance 95% de eficiência. Isso significa que a cada 100 entregas ela precisa cumprir com o prazo estipulado pela sua empresa em pelo menos 95% dos casos. Com essa meta estipulada, é possível exigir melhorias da transportadora apresentando dados mais concretos e embasados para melhorar o serviço corrigindo os erros quando necessário.

Custo do transporte

Um dos indicadores de desempenha mais utilizados por empresas que dependem de frete, o custo do transporte mede quanto o valor do frete representa na venda da mercadoria. Sendo assim, esse método aponta a participação dos custos de transporte no total de vendas do seu negócio. Esse resultado depende de uma combinação de custos e características da carga como: volume, peso, cuidados especiais e principalmente o valor da mercadoria.

Com um bom planejamento de metas para o custo de transporte, é possível reavaliar os resultados dentro do proposto e reajustar os valores para alcançar o resultado desejado, levando em conta os preços da concorrência e a margem de lucro pretendida pela sua empresa.

Precisão

Um dos indicadores mais importantes quando o assunto é custo de transporte, a precisão nada mais é do que a verificação de que todos os dados calculados pela estimativa logística estejam de acordo com o orçamento da sua empresa. Muitas vezes evitar cobranças excessivas, erros de cálculo ou até mesmo fraudes é uma das melhores formas de reduzir e otimizar os custos com transporte de uma empresa.

Por isso, identificar todas as etapas do processo logístico de todas as etapas da linha de produção da sua empresa, principalmente do transporte, é uma tarefa mais do que necessária. Ter controle de todos os documentos emitidos e das tabelas e taxas cobradas pelas transportadoras é importantíssimo para cobrar valores mais justos e conseguir parcerias para o transporte dos seus produtos.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *