Entenda de uma vez por todas a diferença entre Frete CIF e Frete FOB

Para quem está acostumado com a gestão de fretes, pode ser um conceito básico, mas para quem está iniciando nessa atividade, é de suma importância entender o conceito e saber as especificidades de cada modalidade.

A principal diferença entre cada modalidade, está na responsabilidade da mercadoria durante a entrega.

Frete CIF – Cost, Insurance and Freight

A tradução direta de Frete CIF, significa: “Custo, Seguro e Frete”. Nesta modalidade, o responsável é o fornecedor. Ele deve pagar pelos custos, seguro e assumir os riscos até a entrega da mercadoria.

Frete FOB – Free On Board

Em tradução literal, frete FOB significa: “Livre a Bordo”. Neste caso, é o contrário do Frete CIF, quem é responsável é o comprador, que assume os riscos e os custos da entrega. A responsabilidade do vendedor acaba no embarque da mercadoria.

Situações para cada tipo de frete

Frete CIF: Mais utilizado para o público de varejo, pois o destinatário não tem conhecimento e nem disposição para assumir a responsabilidade da entrega. O consumidor final paga o valor do frete, para receber a sua mercadoria sem assumir riscos.

Frete FOB: Geralmente utilizado em entregas para empresas, pois podem possuir conhecimento em logística, frotas próprias, ou mais opções de transportadoras que podem representar uma opção custo benefício melhor.

O público não é um limitador, uma pessoa jurídica também pode contratar o frete CIF, assim como uma pessoa física também pode utilizar o frete FOB.

Custo de cada frete

Frete CIF: Como o custo é repassado para o consumidor final, o valor do frete fica embutido no valor final da mercadoria. O fornecedor pode informar na nota fiscal que o frete é CIF.

Frete FOB: Neste caso, como não está embutido no produto, o valor deve estar especificado na nota. Na modalidade FOB, o frete irá compor a base de cálculo para os impostos, como:

  • PIS;
  • Cofins;
  • IPI;
  • ICMS.

Está iniciando na gestão de fretes? Conheça a nossa a nossa solução SMO FRETE, um sistema para gestão de fretes inteligente para empresas que contratam fretes.

Por meio de simulações, o sistema permite reduzir custos através da escolha da melhor opção de frete, auditar os fretes contratados, acompanhar o processo de entrega e avaliar o desempenho das transportadoras.

Saiba mais em: https://www.mosistemas.com/smo-frete/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Need Help? Chat with us