Logística Colaborativa, repense os seus processos.

A comunicação por meios digitais reforçou e potencializou um princípio básico da sobrevivência humana, a colaboração. A logística não poderia ficar de fora desse cenário global.

A logística colaborativa é a colaboração entre negócios, fornecedores, distribuidores, representantes e até mesmo clientes. Não é um conceito novo, mas ganhou novos horizontes na logística 4.0, e possivelmente será uma forte tendência para os próximos anos.

Para reduzir custos, aumentar margens e superar obstáculos, repense os seus processos antigos, e considere adotar as seguintes práticas colaborativas:

Centros de Logística Compartilhado (CLC)

A proposta é simples, ao invés de construir um centro de distribuição ou terceirizar de forma individual, considere encontrar parceiros para dividir e estabelecer um centro de distribuição.

Para quem trabalha na área logística ou tem experiência, parece ser uma prática óbvia para redução de custos, porém, o ponto de inflexão nessa medida é encontrar parceiros adequados para viabilizar o compartilhamento do centro de distribuição.

Com a tecnologia esse obstáculo tornou-se menor, encurtando fronteiras e disponibilizando mais informações sobre as empresas. Conheça os benefícios de um CLC:

  • Redução de custos;
  • Maior rentabilidade nas operações;
  • Aumento do poder de barganha;
  • Sinergia para resolução de problemas.

Serviços de entrega colaborativa

No espírito da economia colaborativa, surgiram vários aplicativos intermediadores que conectam transportadores e empresas. Existem plataformas criadas para intermediar a utilização de cidadãos comuns, a pé, de bicicleta ou nos meios de transporte de que dispõem, para realizar entregas.

Engane-se quem pensa que esse tipo de App serve apenas para pequenas entregas, pois atualmente a empresa conta com grandes clientes, como Casas Bahia, Brf e Carrefour. Se até os grandes estão usando, por que a sua empresa não poderia utilizar?

O funcionamento é muito simples:

1. O usuário faz a solicitação de uma entrega com as informações necessárias;
2. O Aplicativo repassa o trabalho para os entregadores que podem aceitar ou negociar o valor do serviço;
3. Com o acordo firmado o solicitante passa a acompanhar a localização do entregador.

Existem várias opções no mercado, estude e encontre a melhor a opção para sua empresa.

Logística Reversa Colaborativa

Antes de recalcular as rotas ou realizar mais fretes, que tal aproveitar recursos já disponíveis? Encontre um parceiro que possa cooperar para melhorar a logística reversa.

Ao invés de voltar com o caminhão vazio, a sua empresa parceira pode voltar carregando os seus produtos, e vice-versa, desta forma é possível aproveitar mais os recursos disponíveis, diluir os custos do combustível e evitar a ociosidade. É uma forma muito inteligente de melhorar o processo sem aumentar os custos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2683
Need Help? Chat with us