Logística SPOT: Saiba Mais sobre esta Modalidade de Contratação de Frete

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Na logística, as negociações de frete normalmente são realizadas por meio de contratos em longo prazo com um ou mais fornecedores de transporte. Contudo, existe outra modalidade que também pode ser explorada pelos embarcadores, conhecida como logística SPOT. Você já ouviu falar neste tipo de contratação de frete?

O significado do termo SPOT refere-se a ‘local’, outras vezes a ‘imediato’, em tradução livre do inglês para o português, e está relacionado a uma situação de mercado que envolve o pagamento à vista, com entrega imediata do produto ou serviço. Por isso, quando se fala em SPOT para logística, entende-se que é preciso envolver outra transportadora no serviço de entrega para atender a demanda.

Quando a logística SPOT é uma necessidade?

As empresas que atuam no mercado com produtos heterogêneos e com volumes de cargas variáveis, como um e-commerce, que pode fazer entregas com tamanhos e pesos muito diferentes, utilizam pouco a contratação SPOT de frete. Entretanto, as embarcadoras que trabalham com produtos mais básicos, sem muita variedade, provavelmente em algum momento já fizeram esse tipo de negócio.

Isso porque a logística SPOT ocorre quando a empresa embarcadora contrata o frete de uma nova transportadora – sem ter um contrato com a transportadora em questão – para dar conta de entregas que, na maior parte das vezes, não são fracionadas ou com diversas paradas durante o roteiro de transporte.

A negociação é feita fora do contrato com as transportadoras que já fazem parte do grupo de prestadoras de serviço da empresa e, em sua maioria, é realizada esporadicamente.

Quais são as principais características da logística SPOT?

Por ser um tipo de frete diferenciado, podemos dizer que a logística SPOT tem algumas características específicas. Conheça as principais:

Pagamento à vista: a contratação da logística SPOT ocorre somente por meio do pagamento à vista do valor do frete, diferentemente dos contratos em que existem períodos de corte para as cobranças, com pagamentos realizados com prazo.

Entrega imediata: os prazos para entrega praticados na logística SPOT geralmente são menores do que os prazos oferecidos pelas transportadoras. Esse é um dos principais motivos pelo qual essa modalidade de frete é acionada.

Serviço de urgência: normalmente o SPOT é acionado quando existe a necessidade de uma entrega urgente e os transportadores contratados não possuem disponibilidade ou não conseguem cumprir o prazo necessário. Esse fator tem relação direta com a “entrega imediata” citada anteriormente.

Quais são os benefícios de sua contratação?

A logística SPOT existe como um recurso para solucionar possíveis problemas de demanda e para diminuir os riscos de falha na entrega de um produto ou serviço. A entrega, nesse caso, é imediata ou com prazos bem menores do que os praticados no mercado – o que pode ser vantajoso para o embarcador.

Outro benefício é a opção da realização de um transporte de urgência fora do contrato firmadocom as transportadoras. Se as transportadoras não conseguem atender fretes de urgência ou têm um preço bem maior para a realização desse serviço, a contratação da logística SPOT pode ser a melhor opção.

Além disso, a contratação é muito mais rápida. Na logística SPOT você não precisa passar por um longo processo de contratação ou por diversas negociações, como acontece quando você está tentando firmar parceria com outras transportadoras.

Ao contar com esse tipo de frete as chances de queda no nível do serviço são menores. É possível evitar que atrasos nos processos internos afetem o prazo final para a entrega da mercadoria ao cliente.

Um exemplo bastante comum e que você já pode ter vivenciado é a demora na emissão da documentação — que pode ocorrer devido a problemas em sistemas internos — ou a demora na consolidação das cargas para envio, deixando o pedido mais tempo parado, aguardando rota.

Nesses dois casos, quando realmente ocorre atraso na entrega, o nível do serviço, consequentemente, cai, afetando a experiência do cliente. E o frete SPOT acaba sendo uma boa alternativa, porque mesmo que os custos sejam maiores, você não perde um consumidor por problemas ou erros internos.

A logística SPOT também pode ser usada como uma estratégia de conquista. Existem situações em que o cliente prefere pagar mais caro para receber a mercadoria em um prazo menor, portanto, ao contratar esse tipo de serviço você pode aumentar a satisfação do cliente com a sua empresa surpreendendo e entregando o produto antes mesmo do tempo prometido.

Você já conhecia o conceito de logística SPOT? Já contratou transporte nesta modalidade?

Contribua com suas experiências através da área de comentários.

 

Fonte – https://www.logisticanapratica.com.br/index.php/2017/08/15/logistica-spot-saiba-mais-sobre-esta-modalidade-de-contratacao-de-frete/

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *