Saiba o que é dropshipping e como funciona na prática.
Dropshipping é um modelo de negócio que funciona a partir de remessas, em determinado nicho de mercado especializado em vendas virtuais.
De forma mais simples, no dropshipping a empresa vende de forma online, através de lojas virtuais ou pelas redes sociais, sem a necessidade de ter um estoque próprio dos produtos que vende.
Dessa forma, o vendedor (a) utiliza o estoque de terceiros para atender o público alvo e em seguida envia o produto ao cliente.
Geralmente, as empresas usam seu site ou plataformas de e-commerce para expor os produtos que estão à venda.
Logo, a principal função do dropshipping é intermediar a relação entre fornecedores e clientes, onde os gastos com logística e custo de entrega dos produtos ficam a cargo do fornecedor.
Como funciona o dropshipping na prática
Trabalhar com dropshipping permite a melhor experiência de compra do consumidor e contribui para que os fornecedores de dropshipping não sofram com a falta de rotatividade do estoque.
De acordo com pesquisas atuais, o dropshipping é a opção preferida para empreendedores iniciantes que querem vender pela internet.
Na prática o dropshipping funciona assim:
- O cliente visualiza seus produtos no site e realiza a compra virtual dos itens que ele/ela se interessaram;
- Em seguida, você tira o valor referente a sua comissão de venda e avisa o fornecedor sobre o pedido dos produtos;
- Por fim, o fornecedor faz o envio do produto direto para o consumidor.
Como pode-se ver, não é necessário ter um estoque para trabalhar com dropshipping, e você só solicita o produto após ter feito a venda.
Assim, não existe o risco de acumular produtos em estoque, comprometendo o lucro da sua empresa.
Vantagens e desvantagens do dropshipping
O modelo de dropshipping pode ser um negócio rentável e lucrativo tanto para os fornecedores quanto para os vendedores.
No entanto, como a maioria dos modelos de trabalho tem suas vantagens e desvantagens, que precisam ser consideradas antes de investir no setor.
Vantagens
Baixo custo inicial
A maior vantagem de trabalhar com dropshipping é que você não precisa investir muito dinheiro no início.
Dessa forma, o custo inicial é mínimo e você só gasta para construir um site de vendas e contratar um servidor de qualidade.
Em outras palavras, dá para começar a trabalhar com dropshipping com um investimento menor do que 5 mil reais.
Você só deve se preocupar com o design do site e a descrição dos produtos, pois quanto mais atrativos esses quesitos, mais chances terá de garantir a venda.
Custo de manutenção mínimo
As despesas com logística não são estimadas pela sua empresa, mas sim pelos fornecedores, já que o faturamento e o envio também são feitos por eles.
Logo, o custo de manutenção do dropshipping consiste apenas na legalização do CNPJ, inscrição estadual e custos operacionais do site, o que faz com que esses custos sejam mínimos num primeiro momento.
Não precisa ter um estoque físico
No modelo de dropshipping a manutenção e o custo com armazenamento aumenta somente quando a empresa começa a crescer e a vender mais.
Assim, você trabalha sem precisar ter que armazenar o estoque, que fica sempre por conta do fornecedor.
Proporciona a venda de diferentes tipos de produtos
Quanto maior a variedade e diversidade de produtos vendidos no seu site, melhor para a sua empresa.
Sendo assim, o dropshipping é ideal para trabalhar com produtos de vários nichos, aumentando as chances de lucro.
No entanto, use essa chance a seu favor analisando a concorrência e os preços das demais empresas de dropshipping que vendem os mesmos produtos que você.
Ao final, usando a sua inteligência e coerência nos negócios você pode se destacar dos demais e continuar oferecendo as melhores condições para a clientela.
Desvantagens
Margem de lucro pequena no começo
Mesmo com a vantagem de baixo investimento no início do negócio, o modelo de dropshipping faz com que os primeiros lucros sejam usados quase inteiramente para fazer as vendas decolarem.
Nesse sentido, investimentos como tráfego pago e anúncios, além da porcentagem paga aos fornecedores fazem com que a margem de lucro inicial seja baixa.
Por este motivo, é importante investir em produtos que gerem vendas e sejam viáveis financeiramente e operacionalmente.
Problemas com entrega ou prazo máximo
No dropshipping a maioria dos fornecedores são internacionais, o que faz com que alguns produtos demorem além do esperado para chegar ao destino final.
Portanto, esteja ciente de que nem todos os produtos vendidos vão chegar na data estimada ao consumidor e notifique-os dessa possibilidade antes de efetuarem a compra.
Tributação de produtos
A tributação de produtos é outra desvantagem do dropshipping, pois ela pode acontecer, principalmente nas compras internacionais.
Então, uma das soluções é aumentar o preço de alguns produtos para cobrir os tributos, o que pode pesar na decisão de algumas pessoas adquirem algum produto.
Risco de devoluções
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor no Brasil, o cliente tem até 7 dias para pedir o reembolso ou devolver um produto comprado pela internet, por meio do direito de arrependimento.
Caso isso aconteça, não é uma vantagem que a mercadoria volte para o estoque do fornecedor, o que pode causar prejuízos no negócio se as devoluções forem constantes.
Nesse sentido, a solução mais sensata é investir em produtos de qualidade e que cumpram as promessas listadas na descrição.
Importância de um sistema de gestão no Dropshipping
Tanto as vantagens quanto as desvantagens do modelo de dropshipping precisam ser analisadas e controladas de forma eficiente.
Dessa maneira, investir em um sistema de gestão de logística para dropshipping é a melhor alternativa para evitar prejuízos, otimizar as vendas de produtos e concentrar-se na obtenção de lucros.
Afinal, com um sistema de gestão eficiente você consegue saber como anda as vendas da sua loja virtual, acompanhar a média de devoluções e traçar estratégias efetivas para melhorar os pontos negativos.
Por essa razão, a M&O Sistemas tem as melhores soluções para quem trabalha com vendas por dropshipping.
Conheça as soluções da M&O para cada tipo de necessidade: