Profissional logístico – 3 funções indispensáveis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A logística está ganhando cada vez mais território dentro do ambiente empresarial. Saber detalhe por detalhe todos os investimentos e custos de uma empresa é essencial para entender onde investir em melhorias e escolher quais produtos precisam ser repensados de acordo com a sua rentabilidade.

Dessa forma, a M&O Sistemas preparou separou 3 funções indispensáveis para o profissional da logística e como atuar bem em cada uma delas pode fazer um diferencial imenso no dia a dia da empresa.

Liderar e coordenar pessoas

Virar líder de uma equipe ou um setor dentro da empresa, além de ser uma grande responsabilidade também é um grande marco na carreira de qualquer profissional. Na área logística, um bom líder é aquele que consegue se planejar de forma organizada para administrar, gerenciar e avaliar todas as questões técnicas, operacionais e processuais que envolvam logística dentro da empresa.

O gestor líder deve supervisionar todos os processos logísticos, ao mesmo tempo que delega as etapas e funções que precisam de mais atenção aos membros de sua equipe.

Outra qualidade importante para um líder é saber medir os resultados da sua equipe e trabalhar formas de otimizá-los. Uma boa forma de garantir que os números sejam sempre favoráveis ao crescimento da empresa é desenvolver ações que aumentem a produtividade e possam facilitar e potencializar o comprometimento da equipe, como por exemplo, realizar pesquisas de clima organizacional, fazer avaliações de desempenho, implantar programas de capacitação e instalar ferramentas de automatização logística.

Ser um excelente negociador

No mundo da logística, dominar diferentes técnicas de negociação é essencial para estar a frente da concorrência. Um bom negócio pode trazer inúmeros benefícios em uma contratação, aumentando as chances de lucro e melhorando os resultados do negócio.

Embarcadores, transportadoras e distribuidores terceirizados, esses são alguns dos exemplos de parceria que exigem um profissional de logística com excelente habilidade de negociação. Saber negociar tempo, valor e comprometimento é essencial, não apenas para gerar melhores opções de negócios, visando lucro, mas também para firmar parcerias com estes fornecedores, que são importantíssimos para qualquer empresa.

Entender a sustentabilidade do produto

Quando falamos de sustentabilidade logística o assunto está muito além de prática ambientais. Uma logística sustentável, por meio da logística reversa, prevê toda a organização da linha de produção da empresa, desde as decisões de compra e utilização de matéria-prima até o descarte final ou reciclagem do produto.

Um bom exemplo de sustentabilidade logística é a definição de possíveis embalagens para um produto, visando otimizar detalhes como, peso, quantidade, armazenamento, facilidade de descarte, facilidade de transporte e reciclagem.

A sustentabilidade como suporte logística busca melhorar os resultados de forma geral dentro da empresa, planejando e executando ações necessárias para redução de custos ou otimização dos processos na linha de produção.

A evolução constante do mercado nos dias de hoje exige do profissional de logística cada vez mais preparo e conhecimento. Por isso, é importante estar sempre se atualizando e utilizando todas as ferramentas que facilitem o seu trabalho e possam trazer mais resultados.

A M&O Sistemas oferece todo tipo de suporte e ferramenta para esses profissionais.
Acesse www.mosistemas.com.br e descubra como otimizar a logística da sua empresa!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *