Tecnologia aplicada à Gestão de Fretes: saiba como otimizar seus processos

Entregador de camiseta e boné azuis segura duas caixas na mão esquerda e bate à porta de uma residência com a mão direita.

A tecnologia aplicada à gestão de frete se mostra, cada vez mais, como uma estratégia capaz de otimizar os processos logísticos. Através de ferramentas modernas é possível ter maior controle sobre diferentes operações.

Dessa maneira, acompanhando de perto e em tempo real tudo o que acontece com as mercadorias, estejam elas em trânsito ou não, é evidente que as chances de identificar falhas e aperfeiçoar metodologias aumentam.

Sabendo disso, neste artigo, resolvemos explorar a forma como os recursos tecnológicos têm revolucionado a logística e o que deve ser levado em consideração para ter sucesso ao adotar esses sistemas.

Continue a leitura até o final!

Qual a real importância da Gestão de Fretes?

O processo logístico de qualquer empresa que atua com transporte de mercadorias demanda um cuidado especial com a gestão de fretes. 

Afinal, é preciso muito planejamento, organização e controle para que tudo possa sair como esperado, buscando sempre a otimização de recursos, tais como tempo e dinheiro.

E, nesse sentido, a tecnologia tem muito a contribuir, tendo em vista que possui o potencial de agilizar processos, conferir maior precisão às informações e promover, inclusive, a redução de custos.

Além disso, as ferramentas tecnológicas  f permitem que as melhores rotas sejam encontradas, que cargas possam ser monitoradas em tempo real e que operações diversas sejam automatizadas.

Como consequência, a gestão logística, de modo geral, acaba se beneficiando, uma vez que a eficiência da cadeia de suprimentos é ampliada significativamente!

Como funciona a Tecnologia aplicada à Gestão de Fretes?

Nos últimos anos, a tecnologia aplicada à gestão de fretes vem revolucionando a maneira como os negócios lidam com o transporte de cargas.

Isso porque, por meio de sistemas avançados, as empresas podem otimizar seus processos, melhorar o atendimento ao cliente, acompanhar os veículos, realizar entregas dentro do prazo e, é claro, poupar dinheiro.

Com o uso de ferramentas inovadoras que contam, por exemplo, com roteirização inteligente e automação de processos, é possível ter mais clareza quanto às etapas que compõem a cadeia de suprimentos.

Assim, com maior visibilidade sobre as tarefas envolvidas desde a coleta até a entrega do produto, falhas e gargalos podem ser identificados e corrigidos com maior facilidade.

De tal forma, a tomada de decisões se torna mais assertiva, garantindo agildiade e controle sobre as operações.

Em suma, através da implementação de tecnologias adequadas, a produtividade e a rentabilidade de empresas que trabalham com transportes de carga só têm a ganhar!

Por que é vantajoso aliar Tecnologia à Gestão de Fretes?

Apesar de muitos benefícios promovidos pela tecnologia aplicada à gestão de fretes já terem sido brevemente citados, vale a pena listar quais são os principais deles, a fim de destacá-los.

Portanto, confira a seguir:

1. Eficiência na Gestão de Frotas

Uma boa ferramenta tecnológica voltada à gestão de transportes tem a capacidade de monitorar e controlar a frota em tempo real.

Com isso, os gestores podem acompanhar o desempenho dos veículos, identificar problemas rapidamente e tomar medidas corretivas imediatas. 

Além do mais, a tecnologia permite o planejamento inteligente de rotas, levando em consideração fatores como tráfego, condições climáticas e restrições de carga, o que resulta em uma redução significativa no tempo de viagem e no consumo de combustível. 

2. Redução de Custos

Reduzir custos sem abrir mão da qualidade dos serviços prestados é, certamente, um dos maiores objetivos de qualquer empreendimento. 

Sendo assim, a ideia de aliar tecnologia à gestão de fretes traz grandes conquistas!

Afinal de contas, com o auxílio de funcionalidades que permitem o monitoramento em tempo real, a automação de processos e a otimização do uso de veículos, por exemplo, é possível economizar muitos recursos.

3. Otimização da Cadeia de Suprimentos

A gestão de fretes é um dos pilares que sustentam a cadeia de suprimentos e, por isso, garantir que essa tarefa seja bem executada é fundamental para a integração e o funcionamento adequado de todas as outras operações.

Através da utilização de sistemas modernos e completos, é possível centralizar e compartilhar informações com fornecedores, transportadoras e clientes. E tudo isso em tempo real, como já foi dito!

Assim, há mais previsibilidade e colaboração ao longo de toda cadeia de suprimentos, permitindo que o fluxo de mercadorias seja mais rápido e preciso.

M&O Sistemas | Inovação Tecnológica e Logística

Agora que você já sabe o quanto a tecnologia aplicada à gestão de fretes pode favorecer os resultados de um negócio, ainda resta ter um cuidado especial: escolher muito bem as ferramentas que serão adotadas!

Caso contrário, o sistema implementado pode deixar a desejar, impedindo que os processos sejam, de fato, otimizados. 

Para evitar esse transtorno e, principalmente, o desperdício de dinheiro investido em programas que não atendem à demanda do empreendimento, a dica é recorrer à M&O Sistemas, a marca que realmente é expert no assunto!

Referência no mercado de soluções tecnológicas para a gestão de fretes, a empresa conta com uma equipe especializada e abordagem centrada no cliente, oferecendo softwares personalizados e inovadores.

Portanto, se a intenção é garantir um processo logístico mais eficiente, simplificado e econômico, conheça os sistemas da M&O Soluções! 

 

Posts relacionados

logo-mosistemas

Preencha os dados abaixo.

Nosso time vai entrar em contato para tirar todas suas dúvidas

AVISO

Informamos que estamos com problemas em relação à internet e, diante disso, nossos telefones não estão funcionando.

Desta forma, segue as opções para abertura de chamados:

1.Envio de e-mail com as informações referentes à questão para suporte@mosistemas.com;

2. Abertura de Chat diretamente no produto ou pelo atendimento.mosistemas.com;

3. Para casos urgentes estamos atendendo nos fones
47 9.9632-3444 e 47 9.9981-0089.

Agrademos a compreensão.

Equipe M&O.