WMS – Sistema de Gerenciamento de Armazém

O WMS é um software logístico essencial para a cadeia de suprimentos, o sistema organiza os estoques e controla a expedição, atuando nos processos de:

  • Estocagem;
  • Identificação de mercadorias;
  • Separação e;
  • Expedição.

Confira a seguir os principais benefícios de um sistema de gerenciamento de armazéns e estoques:

Controle operacional do estoque

A automatização e a rastreabilidade dos itens, permitem uma gestão e acuracidade muito maior do seu estoque. Os relatórios gerados do WMS servem até mesmo de base para um inventário. Utilize os recursos de:

  • Entrada e saída de cargas: através do coletor de dados das mercadorias, toda vez que uma mercadoria entrar ou sair do estoque, será atualizado no sistema.
  • Endereçamento automático: determina as melhores posições para armazenar as mercadorias;
  • Separação: Com o material localizado e identificado, o operador irá receber via sistema o pedido, e se necessário a carga será desfeita e fracionada para ser enviada para expedição;
  • Expedição: O operador sinaliza no sistema que a mercado foi enviada para o cliente. Com integrações com softwares extras, a empresa poderá rastrear a chegada da mercadoria até o cliente. Para controlar suas entregas, aconselhamos o nosso software: SMO Entrega, clique aqui para saber mais.
  • Segurança e Acuracidade do estoque

    O sistema gera relatórios de quantidade e valor dos itens no estoque, informações base para a auditoria de estoque. O inventário tem que como objetivo garantir que o estoque esteja correto, livre de roubos ou fraudes e com as informações contábeis confiáveis, mantendo a fidelidade ao balanço contábil.

    Confira boas práticas para realizar um inventário:

    Classificação detalhada: fazer a manutenção e atualização das informações de descrição dos itens, tamanho, peso, quantidade, preço, entre outras.
    Inventário rotativo: ao invés de realizar um grande inventário por ano, a empresa pode separar o estoque, e dividir a contagem por dias na semana,corrigindo as inconsistências à medida que elas são identificadas.
    Inventário com a empresa parada: realizar o inventário em horários alternativos, com a empresa parada, desta forma, evita-se a movimentação do estoque, facilitando a contagem;
    Trabalhe por amostragem: quando não é possível realizar uma contagem completa do estoque, faço por amostragem de grupos:
    Grupo 1: Itens com alto valor agregado, mercadorias que tenham uma alta representatividade financeira.
    Grupo 2: Itens com grande quantidade, porém de baixo valor. Itens deste tipo são mais fáceis de serem extraviados, realizar esse tipo de contagem, servem para identificar possíveis roubos.

    Informações Gerenciais

    O impacto da gestão da cadeia de suprimentos vai muito além do estoque, com um WMS é possível estimar um fluxo de saída e a quantidade atual do estoque, fornecendo base de dados para o planejamento da produção.

    Mantenha o saldo de estoque sempre atualizado, utilizando os recursos de inventário do sistema, e disponibilize as informações para consultas online.

    Agilidade nos processos e redução de custos

    A tecnologia automatiza os processos, reduzido a participação humana e consequentemente as falhas. Tarefas antes realizadas de forma manual, agora são automatizadas:
    Preenchimento manual de relatório de saída de estoque / Com o sistema basta utilizar coletores de dados nas etapas de entrada, conferência, armazenagem, movimentação, separação, inventários e saídas de produtos.
    Profissional específico para localizar mercadorias no estoque / Com o sistema não é necessário consultar um profissional da área, pois as informações de localização estão todas armazenadas no software.

    A M&O Sistemas criou o SMO WMS, um sistema de gerenciamento de armazéns e estoques que utiliza tecnologias de reconhecimento de mercadorias pelo uso de coletores de dados, otimizando as operações de movimentação e armazenagem de produtos. Para saber mais clique aqui.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    2683
    Need Help? Chat with us