Como reduzir Custo de Frete na Cadeia de Suprimentos em 5 passos?

Em armazém, uma funcionária segurando uma caixa e outra com uma prancheta conferem critérios de como reduzir custo de frete.

Grande parte da tarefa dos profissionais que atuam na gestão de uma cadeia de suprimentos é pensar em como reduzir custo de frete. Afinal, adotar as medidas corretas pode poupar muitos recursos e impactar diretamente os resultados.

De tal modo, sabendo que traçar estratégias capazes de baratear o transporte de mercadorias tem o potencial de otimizar o processo logístico como um todo, é fundamental priorizar o assunto!

Por isso, no post de hoje, vamos dar cinco dicas valiosas para ajudar seu negócio a reduzir o quanto gasta com frete e, consequentemente, aumentar a rentabilidade.

Confira a seguir!

1. Garanta a qualidade dos serviços 

Antes de qualquer coisa, quando se trata de reduzir o custo de frete, é importante ter em mente que a qualidade dos serviços prestados não pode ser diminuída.

Em outras palavras, embora seja essencial economizar, isso não deve ser feito de maneira que comprometa a eficiência das operações.

Para tanto, é primordial colocar em prática ações que aumentem a produtividade e melhore os processos, identificando, por exemplo, quais são os gargalos e buscando soluções para eliminá-los.

No entanto, isso só é possível quando se conhece, detalhadamente, a operação completa, desde a coleta até a entrega final. 

Ter clareza quanto às informações exatas da cadeia de suprimentos pode fazer toda diferença na hora de analisar oportunidades e tomar decisões.

2. Negocie com as transportadoras 

Outra dica elementar quando se deseja reduzir o custo de frete é negociar com as transportadoras.

Portanto, saiba que estabelecer parcerias estratégicas é necessário para obter condições mais favoráveis, como descontos em volume, tarifas especiais e prazos mais flexíveis

Além disso, é imprescindível manter uma boa relação com esses parceiros, adotando uma comunicação respeitosa e transparente

Assim, ambas as partes conseguem trabalhar entendendo exatamente os objetivos que devem ser alcançados e a maneira como isso poderá ser feito.

Caso contrário, problemas relacionados à falta de comprometimento e pontualidade na prestação dos serviços, por exemplo, acabam prejudicando o processo logístico, a satisfação do cliente final e, obviamente, as finanças da empresa.

3. Atualize a tabela de frete

É importante ainda, rever, atualizar e otimizar a tabela de frete adotada na empresa, pois esta é uma estratégia que pode gerar economias significativas. 

Em adição, ao analisar informações como os preços praticados no transporte, se torna possível identificar padrões de demanda e fluxos de carga que podem ser melhorados. 

Logo, uma tabela de frete bem estruturada, considerando aspectos como sazonalidade, rotas e volume de carga, permite uma alocação mais eficiente dos recursos disponíveis, reduzindo custos operacionais.

4. Considere ter uma frota própria

Mais uma ideia bastante útil quando se busca maneiras de reduzir custos de frete é considerar a adoção de uma frota própria. Esta pode ser uma alternativa vantajosa, tendo em vista que oferece controle direto sobre os veículos e motoristas.

Com isso, pode ser mais simples ter flexibilidade operacional, o que possibilita a realização de ajustes de rota, otimização de cargas e redução de gastos com terceirização. 

Porém, é preciso avaliar cuidadosamente os custos e benefícios envolvidos nessa decisão, levando em conta fatores como manutenção da frota, custo de aquisição de veículos e necessidade de equipe especializada. 

Vale a pena lembrar que cada caso é um caso e que não existe “fórmula mágica”. Isto é, contar com frota própria pode ser positivo, como pode não ser. Por isso, é indispensável analisar com cuidado as particularidades do negócio.

5. Invista em tecnologia

Por último, mas não menos importante, é fundamental reconhecer o papel que a tecnologia desempenha no mundo atual e, consequentemente, na redução dos custos com frete.

A implementação de softwares e outras ferramentas inovadoras de transporte traz uma série de benefícios ao empreendimento, como:

  • Planejamento otimizado de rotas;
  • Precisão na gestão de prazos de entrega;
  • Aperfeiçoamento de processos;
  • Ampliação de oportunidades;
  • Identificação de gargalos e ineficiências. 

Além disso, o uso de programas adequados permite a integração e a comunicação direta entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos, o que tende a resultar em uma maior eficiência operacional e redução do custo logístico.

M&O Sistemas | Reduza os custos, aumente a eficiência!

Quando se trata de tecnologia, não é suficiente adquirir qualquer sistema de gestão ou simplesmente apostar em ferramentas que são usadas por essa ou aquela empresa.

Ou seja, mais uma vez, é imprescindível analisar todas as especificidades do negócio.

Dessa forma, é importante, antes de qualquer coisa, recorrer a uma marca especializada no assunto e que seja capaz de oferecer o programa mais adequado a cada situação.

Nesse sentido, escolher a M&O Sistemas é, sem dúvida, a melhor escolha!

A empresa oferece uma variedade de soluções voltadas à redução do custo de frete e à melhoria da eficiência logística. Os sistemas desenvolvidos são capazes de melhorar a alocação de recursos, planejar rotas de forma inteligente e monitorar o desempenho operacional em tempo real. 

Como se não bastasse, as ferramentas disponibilizam funções voltadas à análise de dados, permitindo uma visão completa e detalhada das operações e a identificação de oportunidades, auxiliando na tomada de decisões estratégicas.

Portanto, quando se pensa em como reduzir custo de frete na cadeia de suprimentos, não dá para abrir mão de investir em tecnologia e medidas personalizadas que podem ajudar seu negócio a prosperar. 

Então, não perca tempo e conheça agora mesmo a M&O Soluções! 

 

Posts relacionados

logo-mosistemas

Preencha os dados abaixo.

Nosso time vai entrar em contato para tirar todas suas dúvidas

AVISO

Informamos que estamos com problemas em relação à internet e, diante disso, nossos telefones não estão funcionando.

Desta forma, segue as opções para abertura de chamados:

1.Envio de e-mail com as informações referentes à questão para suporte@mosistemas.com;

2. Abertura de Chat diretamente no produto ou pelo atendimento.mosistemas.com;

3. Para casos urgentes estamos atendendo nos fones
47 9.9632-3444 e 47 9.9981-0089.

Agrademos a compreensão.

Equipe M&O.