A roteirização de cargas é um processo importante ao realizar entregas e coletas de produtos, ela consiste na criação de um roteiro de paradas, o qual deve ser seguido pelo motorista durante o trajeto.
A roteirização de entregas é realizada levando-se em consideração: a capacidade do veículo, a distância entre cada entrega, o uso de tecnologia para otimização dos processos, e a redução de custos.
Com essa sistemática, é possível estabelecer as melhores rotas com o menor custo em menor tempo, cuja decisão engloba vários fatores, como: manutenção de veículo, preço de combustível e mão de obra, garantindo um serviço de qualidade para o consumidor final.
A roteirização não é uma tarefa fácil, isso porque, nem sempre o menor caminho é o mais vantajoso, deste modo, a gestão de frotas é tão importante quanto todos os outros processos da empresa.
É necessário ter consciência de que a entrega também faz parte do atendimento ao cliente. O atraso na entrega de produtos é uma das grandes causas de reclamação dos consumidores perante o Procon.
Quais são os benefícios da roteirização?
A roteirização de veículos apresenta muitos benefícios, dentre os quais se destaca significativa redução de custos operacionais, evitando o desperdício de recursos. Porém, esse não é seu único objetivo, pois uma rota bem planejada determina a melhor sequência de paradas, buscando alcançar a excelência no atendimento ao cliente, e otimizando a prestação de serviço.
Com isso, é possível verificar com maior precisão aquilo que é estritamente necessário para o sucesso da operação logística. O planejamento minucioso, além de reduzir o tempo, a distância percorrida, os custos globais da empresa, ainda realiza a otimização do uso de veículos, pois permite ao gestor adequar as entregas à capacidade de cada transporte.
Em suma, ao integrar a roteirização como parte da estratégia do negócio, as empresas têm a oportunidade de otimizar recursos, diminuir a frota, maximizar a eficiência das operações e aprimorar o atendimento aos clientes, e, além disso, racionalizar a mão de obra, permitindo que as entregas sejam realizadas dentro do expediente, sem preocupação com horas extras.
Quais são os tipos de roteirização?
As roteirizações podem ser Estáticas ou Dinâmicas.
Na roteirização estática, o motorista deixa o centro de distribuição de forma inteiramente roteirizada, sem a permissão de realizar interferências no caminho.
Ao passo que a dinâmica permite flexibilidade, como a inclusão de coletas no curso da rota. Empresas que adotam essa prática, normalmente possuem software de roteirização. As modificações são inseridas no sistema, e acompanhadas em tempo real.
Além disso, existem três principais tipos de roteirização, e eles levam em consideração a quantidade de pontos de origem e de destino:
Um ponto de origem e um ponto de destino:
O veículo sai do centro de distribuição e faz uma única entrega. Não é o método mais eficiente, e é utilizado nas situações em que o produto a ser entregue preenche toda a capacidade do veículo.
Um ponto de origem e destinos múltiplos:
O veículo sai do centro de distribuição e realiza várias paradas, que podem ser com o objetivo de entregar ou retirar produtos, retornando ao mesmo ponto de origem ao final do trajeto.
Pontos de origem e destino múltiplos:
O veículo sai do centro de distribuição, e não precisa retornar ao mesmo local no final da rota. Situação que ocorre com grandes empresas e transportadores que possuem vários centros de distribuição.
Como fazer roteirização de entregas?
Inicialmente, o setor logístico deve conhecer minuciosamente a região que será realizada a entrega, informações sobre a segurança do local, as condições do ambiente, e as rotas alternativas, devem ser levadas em consideração.
O responsável pela criação de rotas pode seguir alguns princípios da roteirização, como:
- Agrupar destinos próximos em uma mesma rota;
- Utilizar veículos com maior capacidade de carga;
- Fazer as coletas de forma simultânea com as entregas;
- Adotar soluções alternativas para entregas fora de rota;
- Iniciar a construção de rotas pela parada mais distante do centro de distribuição;
- Evitar janelas de tempo muito curtas entre as paradas.
De qualquer modo, a rota ideal vai depender de vários fatores, por esses motivos é interessante adotar o uso de um software de roteirização, que permite realizá-la de forma simples e dinâmica.
Aplicativo para roteirização de entregas
É muito comum que as empresas modernas contem com um app para roteirização de entregas, devido à facilidade e eficiência promovidas por esse software altamente versátil, cujas vantagens são inúmeras.
Inicialmente, o aplicativo supera, em agilidade, qualquer planejamento manual realizado por uma pessoa física, garantindo uma roteirização precisa e otimizada. Sua programação leva em consideração fatores cruciais, como a quantidade de veículos, sua capacidade de carga, os gastos com combustível associado, o tempo de entrega estimado para cada rota, bem como a flexibilidade para ajustar trajetos conforme necessário.
Além disso, o software oferece uma análise dos custos de transporte por produto, transportadora, cidade, estado e região, proporcionando uma visão abrangente das operações logísticas.
Através de uma ferramenta conectada à internet, as empresas podem desfrutar do acompanhamento em tempo real de todas as etapas de cada entrega, uma informação valiosa, que pode ser compartilhada com os clientes, elevando ainda mais a confiabilidade e transparência da empresa no mercado.
Ao escolher um software para otimizar a roteirização, é de extrema importância pesquisar e conhecer as opções disponíveis no mercado. O ideal é optar por uma solução que resolva vários problemas de logística em um único software.
Uma ótima opção disponível é o TMS Transportador, um software de gestão logística completo, projetado especialmente para atender às necessidades das transportadoras. Com ele é possível realizar o controle integral da frota, automatizando o planejamento de rotas para maior eficiência operacional.
O TMS Transportador ajuda as empresas a alcançar uma gestão logística de alto nível, impulsionando a eficiência, produtividade e sucesso no mercado competitivo.