Como organizar uma logística de entregas com eficiência?

logística de entregas

Veja como organizar a logística de entregas da sua empresa de forma eficiente e eficaz.

Priorizar a qualidade da logística de entregas é um aspecto fundamental nas empresas que trabalham com transporte de mercadorias.

Afinal, uma logística de entregas eficiente aumenta a satisfação dos clientes e garante que todas elas sejam garantidas dentro do prazo.

Ao final, é possível otimizar os processos logísticos de maneira integral. No entanto, organizar a logística de entregas de forma eficiente pode ser um desafio, principalmente para aquelas empresas que ainda estão começando.

Por isso, nesse artigo você vai conferir diversas dicas importantes para organizar a logística de entregas, aumentando a produtividade da sua empresa.

1- Entenda a importância da logística de entregas na qualidade dos serviços oferecidos 

A primeira dica é não menosprezar o papel da logística no transporte de mercadorias.

Apenas através da organização e planejamento uma empresa pode garantir que todas as entregas sejam feitas no prazo, melhorando a experiência de compras dos clientes e gerando economia de tempo e dinheiro.

Nesse sentido, é importante ter um processo de entrega bem estruturado, com foco na roteirização de cargas, indo da coleta da mercadoria até a entrega nas mãos do destinatário.

Logo, o planejamento detalhado deve incluir os tipos de entrega realizados pela empresa, quais são as rotas disponíveis e o acompanhamento das entregas em tempo real.

2- Fique por dentro das operações que envolvem a logística

A logística compreende todas as operações do processo de entrega e envolve etapas como o planejamento, implementação, controle das atividades e auditoria de frete, por exemplo.

Em geral, a logística se aplica a vários setores e compreende desde o recebimento dos pedidos até o destino final.

No entanto, para que isso seja possível é preciso que o gerenciamento de estoque, gestão de armazéns, transporte e distribuição de produtos sejam bem definidos.

Portanto, não esqueça desses itens na hora da  organização da logística de entregas da sua empresa.

3- Defina as melhores rotas 

Outra dica importante para acertar na logística de entregas baseia-se em acertar na escolha das rotas disponíveis.

Contudo, esta escolha deve ser feita considerando alguns pontos ideais como a distância, o tamanho de tráfego, as restrições de horários e principalmente a característica das cargas.

Uma alternativa inteligente são as ferramentas de otimização que definem as melhores rotas, diminuindo o tempo de entrega e reduzindo os custos de transporte.

4- Gerencie o estoque de forma frequente 

O gerenciamento de estoque mantém a quantidade de mercadorias disponíveis atualizadas e evita falta ou excesso de um mesmo produto.

Dessa forma, manter o estoque atualizado é primordial para o aumento das vendas e garantia de lucro.

Todavia, também é importante definir a localização de cada item no estoque, separando-o por tipos de produtos e modelos.

5- Priorize o cumprimento dos prazos de entrega

A maior vantagem de seguir os prazos de entrega é a satisfação dos clientes. Afinal, uma entrega rápida e segura aumenta a confiança da empresa e evita que a má reputação da mesma ocorra.

Nesse sentido, é importante conscientizar todos os envolvidos de que o cumprimento do prazo de entrega é crucial para o crescimento do negócio.

6- Tenha foco na satisfação e na  fidelização dos clientes 

Garantir que os produtos sejam entregues em perfeito estado, com qualidade e sem sinais de desgaste ou arranhões é um dos pilares para a satisfação e fidelização.

Nesse sentido, acompanhar os feedbacks e as avaliações do site são essenciais para investir em soluções para problemas desse tipo.

7- Forneça integração com outros setores da empresa 

A logística de entregas não é um setor à parte, ela também envolve outras áreas como as vendas, marketing, produção e estoque.

Isso significa que manter uma integração entre todos os setores através do compartilhamento de informações relevantes é necessário.

O resultado final é que a fluidez das operações logísticas será uma constante, impedindo erros e otimizando os acertos.

8- Acompanhe de perto todas as etapas das entregas 

Acompanhar as entregas em tempo real em todas as etapas diminui as chances de falhas e correção de erros.

Portanto, considere estar atento a todas as fases da entrega, principalmente daquelas de maior volume.

Além disso, o acompanhamento permite uma melhoria na comunicação com os clientes, o que é importante nos casos de imprevistos.

9- Dê preferência para modelos de entregas rápidas 

Muitas das vezes os clientes querem resolver seus problemas o mais rápido possível. Sendo assim, uma entrega rápida é um grande diferencial na escolha entre as vendas digitais e físicas.

Dessa forma, algumas opções como as entregas expressas ou realizadas no mesmo dia da compra criam uma vantagem para a empresa frente às concorrentes.

Portanto, considere investir no setor e acompanhe os resultados com os meses anteriores a essas soluções, a fim de verificar se esta solução é a melhor para a logística dos seus produtos.

10- Defina o tipo de entrega realizado pela sua empresa 

Existem diferentes tipos de entrega, como a entrega B2C que é direta ao consumidor ou a entrega B2B, que consiste na entrega entre empresas.

Dependendo do tipo de produto e mercadorias oferecidos pela sua empresa, é preciso analisar qual dos dois tipos é o mais adequado.

Por sua vez, a escolha deve ser pautada levando em conta as necessidades e características do negócio.

11- Saiba lidar com imprevistos

Nem sempre o roteiro de entrega será bem executado, alguns fatores externos podem interferir no prazo. Neste caso, é importante traçar estratégias que resolvam esses acontecimentos.

Alguns dos problemas mais comuns que interferem no processo são greves de motoristas, problemas climáticos, avarias nos veículos entre outros.

Logo, investir na comunicação e em planos alternativos podem ser a melhor saída para esta situação.

12- Automatize o processo de entregas 

Os sistemas de gestão de entrega permitem automatizar as tarefas da logística. Dentre elas estão a cotação do frete, escolha das rotas, rastreamento em tempo real e emissão de documentos fiscais.

Dessa forma, apostar nessa solução fará toda diferença na organização da logística, além de promover agilidade e precisão nas operações.

Nesse sentido, o SMO FRETE é o melhor sistema para organizar a logística de entregas com eficiência.

Com ele você audita e reduz os valores gastos com fretes, controla as tabelas de frete, automatiza todas as etapas do processo e acompanha todas em tempo real.

Se interessou e quer conhecer mais?  Conheça o SMO Frete agora mesmo!

Posts relacionados

logo-mosistemas

Preencha os dados abaixo.

Nosso time vai entrar em contato para tirar todas suas dúvidas

AVISO

Informamos que estamos com problemas em relação à internet e, diante disso, nossos telefones não estão funcionando.

Desta forma, segue as opções para abertura de chamados:

1.Envio de e-mail com as informações referentes à questão para suporte@mosistemas.com;

2. Abertura de Chat diretamente no produto ou pelo atendimento.mosistemas.com;

3. Para casos urgentes estamos atendendo nos fones
47 9.9632-3444 e 47 9.9981-0089.

Agrademos a compreensão.

Equipe M&O.