O que é giro de estoque e por que se preocupar com isso?

giro de estoque

Você até pode ter uma vaga ideia do que é giro de estoque, mas sabe porque deve se preocupar com ele? Basicamente, giro de estoque é o número de vezes que os itens do inventário são vendidos ou usados em um determinado intervalo de tempo.

Por mais que você conheça o negócio e tenha uma noção de como ele funciona, as entradas e saídas, não terá a oportunidade de desenvolver suas estratégias sem números, ou seja, sem organizar essas informações. 

A partir do momento em que os gestores calculam, definem regras e pautam suas decisões com base no giro de estoque, o negócio consegue gerar mais oportunidades, se antecipar a demandas e definir estratégias mais assertivas. 

Como calcular o giro de estoque

Ao calcular o giro de estoque, os gestores conseguem avaliar o desempenho das vendas ou de uma campanha em específico, verificam a qualidade dos produtos, bem como a eficiência dos processos adotados. 

O indicador também permite identificar quantos produtos saíram e quantas vezes foram repostos em um intervalo de tempo. 

Para calcular o giro de estoque, é necessário entender qual o estoque médio do negócio e o número de vendas totais. Esse controle também pode ser feito  utilizando os valores de compra do fornecedor. 

O cálculo é simples: divida o volume de vendas pelo valor do estoque, usando a fórmula:

Giro de estoque = total de vendas / volume médio de estoque

Para calcular o volume médio do estoque é só somar o número de produtos do estoque inicial com o número do estoque final e dividir por 2.

Vamos ao exemplo: 

Supomos que o volume médio do estoque de uma adega é de 3 mil garrafas do vinho Tipo A e são vendidas 12 mil delas por ano. O giro de estoque é de 4, isso significa que o estoque foi renovado completamente 4 vezes. Se este número fosse menor que 1, o estoque não foi renovado nenhuma vez.  

No exemplo, o número de giros foi realizado por ano, mas se os produtos forem mercadorias perecíveis, cuja rotatividade é maior, o cálculo pode ser feito mensalmente ou de acordo com a necessidade do negócio. 

 

É possível calcular essa variável,  

Porque se preocupar com o giro de estoque 

Vamos aos principais pontos que mostram a importância de se preocupar com o giro de estoque:

É um indicativo da saúde do negócio

A forma como o giro de estoque está se comportando reflete a saúde do negócio, mas acima de tudo permite entender o que está acontecendo para traçar planos conforme as necessidades do negócio. 

Basicamente se o giro do estoque estiver diminuindo, então:

Itens desatualizados

Pode haver um grande volume de estoque obsoleto ou insumos que não serão usados. Possivelmente isso vai gerar custos de armazenamento, tempo para organização desses itens e o uso do espaço que poderia ser melhor aproveitado. 

Pedidos em excesso 

Você ou outro gestor fez pedidos em excesso e os itens estão acumulados no estoque desnecessariamente. Também gera o mesmo problema de custos extras e a possibilidade de aproveitar melhor o espaço. 

Perdas 

Outro ponto pode ser perdas durante a cadeia de produção, seja por desperdícios, uso inadequado, ou desvios. 

Poucas vendas

As vendas diminuíram e há muitos produtos ou matérias-primas além do necessário. Este é um ponto em que é preciso ligar o alerta, pois a redução na quantidade de vendas pode comprometer a saúde do negócio. 

Este é o momento de avaliar as estratégias e buscar entender os motivos da redução e a partir daí criar um plano de ação para mudar este quadro. 

As ações para reverter essa tendência incluem auditorias de estoque para detectar o que está saindo e se livrar dele (geralmente com promoções e descontos), o que sai mais e negociar volumes maiores com fornecedores, entre outras medidas. 

Agora se o giro de estoque está aumentando, então:

Aumento nas vendas

O negócio está fazendo mais vendas do que compras. Isso é um indicativo de que as coisas vão bem, mas ainda assim é possível melhorar, desenvolver relações mais sólidas com os clientes e ampliar sua área de atuação. 

Boas práticas de marketing

Mais itens saindo demonstra que as estratégias de marketing estão funcionando, sejam elas diretas ou indiretas. Pode ser propaganda, recomendações, um bom produto, atendimento de excelência, enfim, por algum motivo a estratégia está funcionando. 

Cabe aos gestores identificarem o motivo e ficarem nele para continuar com os bons resultados. 

Permite encontrar o equilíbrio entre compras e vendas

Algumas empresas costumam apresentar um certo desequilíbrio entre suas aquisições e vendas. Isso possivelmente gera conflitos de estoque, que acaba demorando para sair. No pior dos casos, o negócio pode perder mercadorias. 

O estoque diz muito sobre o negócio e quando os gestores contabilizam estes itens, fazem o controle e calculam o giro adequadamente, conseguem por exemplo: saber o que comprar, quando comprar e quantidade certa para atender a demanda.

Aumente os lucros

Antigamente, as empresas poderiam se dar ao luxo de contar com um estoque grande, que dificilmente se esgotava ou com ampla seleção de itens. Isso porque era comum os fornecedores oferecerem incentivos para grandes compras com descontos para aumentar a margem de lucro. 

A prática ainda é comum, mas as companhias estão cada vez mais receosas em manter um estoque gigantesco, uma vez que há custos associados, volatilidade do mercado e soluções novas que acabam barateando as antigas. São riscos que os gestores não podem arcar. 

A solução são as compras ‘just in time’ (na hor certa), em que os gestores identificam as necessidades dos consumidores e compram apenas o que precisam e quando precisam. 

Avanços na logística, pedidos onlines, fabricantes que oferecem ciclos de produção menores, entre outras vantagens do mercado, permitiram reduzir custos e consequentemente aumentar a margem de lucro. 

Considere um sistema de gestão de estoque

Um sistema de gestão, a exemplo do desenvolvido pela M & O. A ferramenta permite controlar todos os ativos do estoque, além de conferência na entrada e saída, ordem de armazenamento, endereçamento automático, entre outros recursos.

E é possível ter mais segurança nas operações, evitar perdas e principalmente economizar em tudo: aluguel, gastos com energia, água, IPTU, seguro, custos relacionados a manutenção do estoque, insumos, etc. 

Gostou do que leu? Aproveite, conheça o SMO WMS e transforme a gestão do seu estoque.

Posts relacionados

logo-mosistemas

Preencha os dados abaixo.

Nosso time vai entrar em contato para tirar todas suas dúvidas

AVISO

Informamos que estamos com problemas em relação à internet e, diante disso, nossos telefones não estão funcionando.

Desta forma, segue as opções para abertura de chamados:

1.Envio de e-mail com as informações referentes à questão para suporte@mosistemas.com;

2. Abertura de Chat diretamente no produto ou pelo atendimento.mosistemas.com;

3. Para casos urgentes estamos atendendo nos fones
47 9.9632-3444 e 47 9.9981-0089.

Agrademos a compreensão.

Equipe M&O.